Em Brasília para defender pautas de Porto Alegre junto ao governo federal, o prefeito Sebastião Melo foi recebido na tarde desta quinta-feira, 30, pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, Melo formalizou solicitação de doação definitiva de três prédios federais onde estão instalados serviços de saúde do município, que precisam de investimento em infraestrutura.
Os prédios dos centros de saúde IAPI e Santa Marta – propriedades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – sediam os serviços da prefeitura há mais de 20 anos, e o Vila dos Comerciários (Postão da Cruzeiro), há mais de 30 anos. Melo ponderou ao ministro sobre a necessidade de formalizar a doação, a fim de viabilizar a requalificação dos espaços.
“As unidades precisam de intervenções de fôlego que podem envolver captação de recursos. Ter a posse dos imóveis dará segurança jurídica para avançar nesses investimentos. Muito importante a acolhida do ministro, e agora nossas equipes irão trabalhar para construir”, afirmou o prefeito. O ministro designou integrante do seu gabinete para trabalhar junto com a prefeitura em alternativas para encaminhar solução ao pleito do Município.
Conforme Ritter, o Postão da Cruzeiro atua como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que nunca pode ser habilitado oficialmente, porque carece de melhorias no espaço físico de atendimento, infraestrutura e equipamentos. “Realizamos os atendimentos como UPA 24 horas, mas não podemos captar os recursos de custeio do governo federal nem do Estado porque precisamos avançar nessa qualificação”, complementou o secretário. No Centro de Saúde IAPI, que realiza mais de 40 mil atendimentos por mês, parte do prédio está interditada para elaboração de laudo estrutural de recuperação, que já foi contratado pela prefeitura.
Centro de Saúde IAPI (rua 3 de Abril, bairro IAPI) – Realiza cerca de 44 mil atendimentos ao mês. Nos 15 mil metros quadrados de área útil, concentra os serviços de clínica de saúde da família, ambulatório de especialidades , serviço de estomatoterapia, emergência psiquiátrica, equipe de saúde mental para crianças adolescentes, serviço de reabilitação física, núcleo de imunização da zona Norte , bloco cirúrgico, farmácia distrital e o centro de especialidades odontológicas.
Centro de Saúde Santa Marta (Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico) – Soma 34 mil atendimentos por mês, em 5 mil metros quadrados de área útil. Oferece os serviços de clínica de saúde da família, ambulatório de especialidades, centro de especialidades odontológicas, equipe de saúde mental criança, adolescente e adulto, farmácia distrital, centro de referência em saúde do trabalhador, programa primeira infância melhor, equipe de consultório na rua e ambulatório trans.
Centro de Saúde Vila dos Comerciários, Postão da Cruzeiro (Moab Caldas, 400, Distrito Cruzeiro – São 10 mil metros quadrados de área útil e 20 mil atendimentos por mês, em média. Reúne serviços de clínica de saúde da família, ambulatório de especialidades, farmácia distrital, serviço de reabilitação e emergência psiquiátrica adulto e adolescente.