Neste sábado, 2, em evento festivo, foram empossados os 92 conselheiros das 17 regiões e seis temáticas do Orçamento Participativo (OP) para a gestão 2024. O prefeito Sebastião Melo ressaltou a importância da atuação dos conselheiros, lideranças que trabalham de forma voluntária por melhorias nas suas comunidades.
“Uma cidade que tem controle social aguçado, tem a capacidade de entregas melhores. Não há orçamento para tudo, mas temos atuado nas prioridades e resolvido demandas históricas. Ao lado dos voluntários incansáveis, que trabalham pelos que mais precisam, vamos seguir avançando” – Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou a mobilização dos conselheiros para as assembleias de 2023. “Tivemos um crescimento de participação de 52% no público geral, com relação a 2022, ano em que houve a retomada do ciclo, após a pandemia. Saltamos de 8.525 participantes para 13.019 em 2023, e isso é mérito da mobilização de cada um de vocês”, afirmou o secretário.
A conselheira Francine Conde Cabral, tomando posse em seu primeiro mandato como conselheira da Região Ilhas, lembrou da situação que a sua comunidade está enfrentando. “Estar aqui hoje representa muito. Passamos por momentos de dificuldade e, hoje, conseguimos estar neste local, marcando esse momento de crescimento, renovação e conquistas. Não fizemos nada sozinhos, contamos com o apoio de todos para vencer essa situação que estamos passando, isso que é o Orçamento Participativo”, explicou a conselheira.
Após a cerimônia de posse, ocorreu a confraternização, que contou com a presença de conselheiros do OP das gestões de 2023 e 2024, além de secretários municipais, gestores e chefes de democracia das subprefeituras e vereadores.
Saiba como participar do OP, entrando em contato com a subprefeitura da sua região. Clique aqui.