Em três meses, Porto Alegre conseguiu atender 100% da demanda de raio-x odontológico por meio do programa Agiliza Saúde, voltado exclusivamente aos moradores da Capital. De setembro a novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou queda de 97% da fila desta especialidade, o que representava, no mês passado, 8.676 pessoas que aguardavam para realizar radiografias intraorais ou extraorais. Atualmente, estão agendados os últimos 216 pacientes da fila total, mesmo que as solicitações sejam diárias.
A clínica Redimagem foi contratada para fazer os exames em fevereiro deste ano, mas em setembro houve maior oferta no programa Agiliza Saúde com objetivo de zerar as filas. São realizadas 350 radiografias diárias de segunda-feira a sábado. O ambulatório de especialidades Santa Marta, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Carreta Odonto Sesc e Faculdade de Odontologia da UFRGS também oferecem os exames.
“Estamos ampliando o acesso a consultas especializadas, exames e cirurgias para tratar precocemente os problemas mais prevalentes. Neste caso, o raio-x odontológico é muito importante em várias situações do consultório, pois ele proporciona melhor visualização de estruturas bucais, auxiliando no diagnóstico de muitas patologias dentais e definindo o tratamento odontológico a ser realizado”, pontua o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
As radiografias intraorais são indicadas para observação de infecção/inflamação com relação à extremidade da raiz de um dente e têm diversas funções como diagnóstico ou detecção de cáries e avaliação de restaurações. Já as radiografias extraorais (panorâmicas) permitem entender a posição dos dentes, das raízes e mostram a anatomia dos ossos.
Na rede de atenção em Saúde Bucal de Porto Alegre, os exames são solicitados pelas equipes da Atenção Primária por meio do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). As panorâmicas também são solicitadas pelos Centros de Especialidades Odontológicas.
Agiliza Saúde – O programa Agiliza Saúde foi lançado no final de agosto com objetivo de reduzir filas de espera para consultas, exames e cirurgias de moradores da Capital. O mutirão prevê a redução de mais de 80% nas filas de espera nas especialidades de oftalmologia adulta e pediátrica, ressonâncias, cirurgias de pequeno porte, dermatologia e urologia (vasectomia). São ofertadas consultas, exames e cirurgias, ainda, nas especialidades de saúde mental, ortopedia, cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, geriatria, otorrinolaringologia, tomografia, dermatologia, reumatologia e endocrinologia. O aporte total do programa é de R$ 55 milhões, divididos no mutirão, na compra de equipamentos para hospitais próprios e Samu, além da construção de duas novas unidades de saúde – Leopoldina e Coinma e reforma da US Tronco.