Durante o período em que as piscinas estavam fechadas, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), realizou manutenções nos espaços e também treinamentos com servidores para preparar as unidades para receber a população.
O reparo feito nas unidades constituiu na manutenção em vestiários, banheiros e na área de convivência e de acesso às piscinas. As cinco unidades que contam com a estrutura de piscinas receberam a ação, sendo elas o Centro de Comunidade Vila Restinga (Cecores), na Restinga, Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor), no Cristo Redentor, Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi), no Passo das Pedras, Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), no Santa Maria Goretti, e Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Cavalhada.
Foram instalados chuveiros novos, torneiras, feitas manutenções na rede elétrica e nas instalações hidrossanitárias das unidades para receber o público. “Buscamos preparar os espaços da melhor forma possível, para atender às necessidades das pessoas e deixar um ambiente de lazer agradável”, afirma a secretária Débora Garcia.
Treinamento – Além da revitalização desses ambientes, foi proporcionado um curso de qualificação para os servidores responsáveis pela manutenção das piscinas. O treinamento foi realizado pela Associação Brasileira de Química do RS (ABQ-RS), no Cecoflor. Na oportunidade, os profissionais aprenderam sobre a importância dos cuidados com o cloro, a preservação de filtragem e os riscos associados ao não-tratamento da água.
Diariamente, técnicos da ABQ passam pelas unidades para realizar testes da qualidade da água, análises das coletas e também auxiliar no processo de cuidados com as piscinas para receber os banhistas. “Os profissionais fazem um acompanhamento frequente e direto nas unidades para a realização de análises e garantir o equilíbrio químico para que o espaço esteja adequado para receber o público”, afirma o químico Renato Evangelista, que é presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ) do Rio Grande do Sul.
Contratos – Em 15 de dezembro, na sede da Smelj, ocorreu uma reunião coordenada pelo diretor de Esportes, Rodrigo Kandrik, e os representantes das empresas contratadas para a realização de serviços durante o período de abertura das piscinas. Foram abordados assuntos como a vigilância dos espaços, serviços de portaria e rouparia, tratamento com produtos químicos e cuidados e manutenções das piscinas.