Nem só de Black Friday vive o comércio eletrônico. Por isso, as promoções de verão estão em alta e ganham destaque nas redes sociais e sites com anúncios e convites para aproveitar as liquidações. Se o calendário comercial ajuda consumidores a se programarem para fazer suas aquisições da temporada, os lojistas aproveitam para liquidar estoques de outras promoções, como o Natal.
Para quem atua no e-commerce, as possibilidades são amplas e, portanto, precisam de ofertas cada vez mais atraentes para o consumidor. “Ter um estoque com a logística preparada para atender a demanda é essencial. Outra estratégia é oferecer desconto percentual máximo, por exemplo, em todos os produtos com até “x” por cento de desconto, ou então descontos progressivos”, disse Nathália Moreira, Analista de Performance da wap.store.
Para quem deseja abranger o seu público e fidelizar o cliente, uma opção é oferecer frete grátis para todo o site ou acima de um determinado valor em compras. Embora as oportunidades sejam diversas para aproveitar este momento, o ideal é se preparar com antecedência.
Conforme Nathália, o maior objetivo das empresas neste momento é faturar, mesmo não sendo o melhor cenário, por conta dos gastos das festas de final de ano.“No caso do e-commerce, é importante destacar a comunicação das promoções, descontos e benefícios no seu site, o máximo possível. Utilizar campanhas de remarketing para atrair usuários que já passaram pelo seu site também é uma ótima oportunidade. Além disso, usar gatilhos mentais em suas copys, que são textos cuja a intenção é fazer o leitor converter em alguma ação, principalmente com mensagens de escassez, afinal as liquidações têm prazo e precisam de destaque”, ressaltou.
Se há recomendações para quem vende, também é importante ter atenção àqueles que procuram fazer suas compras pela internet. Como em outras promoções, a dica é observar a descrição do produto, prazo de entrega, verificar se aquele valor realmente é promocional, comparando com outros sites e o mais importante, sempre analisar os selos de que o site é seguro, verificado e de qual plataforma de vendas on-line pertence.