Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Saúde realiza nova captura de escorpião amarelo no Centro nesta quinta

Detalhes Notícia
Foto: Luis Fernando Lopes/Divulgação SMS/PMPA

Uma nova operação para captura noturna de escorpião amarelo será realizada nesta quinta-feira, 8, por agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Acompanhados por agentes de combate a endemias e de funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), eles terão como ponto de encontro a Praça Dom Feliciano, a partir das 19h30. A operação poderá ser expandida para quadras da rua dos Andradas, rua Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho.

A imprensa pode acompanhar o trabalho. No entanto, não será possível aos veículos utilizar luz branca para registro da captura. A gerente da Unidade de Vigilância Ambiental, Roxana Nishimura, ressalta que nas vistorias são utilizadas lanternas com luz ultravioleta, que destacam o escorpião amarelo. A gestora recomenda que a população residente na região, se possível, restrinja a circulação no horário da operação, previsto para se encerrar antes das 22h.

Esta é a segunda ação no Centro neste ano. Na primeira, em janeiro, foram capturados 20 animais. Em 2024, foram registradas à Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde 50 visualizações, nos bairros Anchieta, São Geraldo, Mário Quintana, Centro e Partenon. Três acidentes com escorpião foram confirmados, nos bairros São Geraldo, Partenon e Centro.

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar. A referência em Porto Alegre é o HPS.

Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é de que o arredor da moradia seja limpo, grama aparada e eliminação de entulho ou lixo. Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha e instaladas telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais.

Saiba mais sobre o escorpião amarelo no episódio do podcast Voz do Cievs que está disponível no Spotify, na plataforma Anchor.fm (anchor.fm/voz-do-cievs) e no Google Podcasts.

Toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156.