Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Cooperativa lança websérie com histórias de produtores e o impacto do seu trabalho no campo

Detalhes Notícia
Primeira temporada reúne cinco episódios e pode ser conferida no canal da cooperativa no YouTube.

 

A Capal Cooperativa Agroindustrial realiza o lançamento de sua primeira websérie intitulada “Histórias na Nossa História”. A proposta do projeto audiovisual é destacar como o modelo cooperativista aplicado no campo (nas propriedades dos associados) se provou um negócio sustentável no decorrer dos anos, transformando a vida de pequenos, médios e grandes produtores rurais.

A seleção dos entrevistados priorizou, entre outros critérios, mostrar a variedade das culturas recebidas pela Capal, desde atividade com agricultura (café, soja, milho e cevada) até pecuária de leite e de corte. Todos os cinco episódios que compõem a primeira temporada já estão disponíveis na íntegra no canal da cooperativa no YouTube.

Para colher os depoimentos dos cooperados, a equipe da Capal percorreu aproximadamente 900 km entre os estados do Paraná e São Paulo. As entrevistas foram realizadas em suas propriedades, nos municípios de Itararé/SP, Itaporanga/SP, Jacarezinho/PR, Ibaiti/PR e São José da Boa Vista/PR.

Prestar homenagens a todos os produtores associados também é um dos objetivos da websérie, uma forma de valorizar as histórias de sucesso dos produtores, que são a força motriz da cooperativa. “São muitas famílias, cada uma com a sua realidade e seus desafios. Mostrar essas trajetórias sob a luz do cooperativismo na Capal é comprovar que o modelo funciona e cumpre seu papel de promover o desenvolvimento do agronegócio, seja para pequenas ou grandes propriedades”, relata Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing.

A primeira temporada de “Histórias na Nossa História” mostra as trajetórias dos cooperados Ana Lúcia Camargo, pecuarista que hoje produz 600 litros de leite por dia; a cafeicultora Flávia Saldanha, gestora da Fazenda Califórnia, no Norte Pioneiro; a médica veterinária Patrícia Lemes, que, ao lado da família, se dedica à criação de gado de corte; Padre Bento, Superior da Abadia Nossa Senhora da Santa Cruz de Itaporanga e integrante da Ordem dos Cistercienses do Brasil, onde os monges realizam a produção de leite e plantio de soja e milho; e o agricultor Paulo Roberto Campos, proprietário do sítio Uirapuru, em São José da Boa Vista/PR.

Devido ao sucesso da websérie, o projeto vai ganhar uma segunda temporada que será produzida nos próximos meses.