Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

RS: São Gabriel reinaugura anexo da antiga Estação Férrea

Detalhes Notícia
Prefeitura revitalizou patrimônio histórico para voltar a abrigar a Feira do Produtor Rural. Foto: Jojô Borges/ Prefeitura de São Gabriel

 

 

Após dez meses de obras, o prédio anexo da antiga Estação Férrea de São Gabriel foi reinaugurado nesta quinta-feira (8) pelo prefeito Lucas Menezes (União Brasil). A iniciativa faz parte da campanha São Gabriel, Meu Lugar. A construção histórica, que começou a funcionar em 1900, volta a abrigar a Feira do Produtor Rural. Pequenos produtores da cidade poderão comercializar hortifrutigranjeiros, produtos agroindustriais, doces, artesanatos, conservas, cafés,  chás, entre outros.

Com investimento de R$ 700 mil, sendo R$ 400 mil de emenda do deputado federal Danrlei de Deus e o restante de recursos próprios, as obras de revitalização começaram em abril do ano passado. Das 16 bancas disponíveis, metade será ocupada a partir desta quinta-feira. Já está previsto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura um novo chamamento público para selecionar produtores para os demais espaços. O valor arrecadado mensalmente com os aluguéis será usado para cobrir custos com manutenção e limpeza do próprio local.

“Além do resgate de um patrimônio histórico da nossa cidade, estamos reativando a Feira do Produtor Rural em um espaço remodelado e adequado, com conforto para os comerciantes e a população. Estamos retomando o uso desse prédio como fonte de renda, de negócios e de integração da comunidade. Dentro da campanha São Gabriel, Meu Lugar, estamos recuperando espaços públicos importantes para que a população tenha cada vez mais opções de lazer e qualidade de vida”, afirmou o prefeito Lucas Menezes.

A história

Símbolo dos tempos áureos do transporte ferroviário, o imóvel inaugurado em 1900 no centro de São Gabriel foi desativado em 1977, quando o traçado dos trilhos foi alterado e uma nova estação foi construída fora da área urbana.

O transporte ferroviário chegou à cidade em 1896, a partir da linha de Cacequi. No auge da viação férrea, o município chegou a ter 12 estações, sendo a principal delas no centro da cidade. O prédio atual, em modelo eclético, foi construído em 1900 no local que passou a se chamar largo da Estação Férrea e, mais tarde, praça Carlos Pereira.

Em 1992, o prédio principal da Estação Férrea de São Gabriel foi cedido pela Viação Férrea para a instalação do Museu da Força Expedicionária Brasileira, uma vez que a cidade é terra natal do marechal Mascarenhas de Moraes (1883-1968), comandante da FEB durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em 1978, o museu funcionava até então na avenida João Pessoa, em Porto Alegre. A revitalização atual não contemplou o prédio principal, que continua abrigando o acervo da FEB.