Ágata Francine Toniolo, moradora do bairro Estância Velha, buscou suas gatinhas Rebaixada e Maisak na sede da Secretaria de Bem-estar Animal (SMBEA) na tarde desta quarta-feira (14). Foi a primeira vez que a canoense utilizou os serviços de castração de felinos, oferecidos gratuitamente pelo município. “É importante que toda a população tenha acesso a esse serviço, porque protege os bichinhos. A castração também previne que eles tenham mais filhotes, que depois acabam indo para as ruas”, observou. Ágata foi uma das contempladas do mutirão de cirurgias de castração, que realizou 37 procedimentos em gatos fêmeas e machos na sede da SMBEA, no bairro Igara.
Os animais foram selecionados previamente, a partir das inscrições feitas nas subprefeituras, que ocorrem semanalmente e são gratuitas. De acordo com o titular da pasta, Paulo Facio, há muita procura pelo procedimento e, portanto, a Secretaria busca realizar com regularidade a iniciativa. “Tínhamos muitas cirurgias represadas e o intuito é fazermos essas ações frequentemente para atender à demanda, que é muito grande no município”, destacou.
Os cuidados pós cirúrgicos nestas situações também são fundamentais, como observou a médica veterinária e diretora de Saúde Animal da SMBEA, Kátia Gueiral Lima. Entre eles, ter atenção aos pontos, evitando que haja contaminação por bactérias ou o rompimento, caso o felino tente lamber ou mexer no local. “É importante que os gatos estejam bem aquecidos e bem nutridos. Quanto mais rápido eles se alimentarem, mais rápida será a recuperação”, completou.
Em caso de problemas após a cirurgia ou dúvidas, os tutores podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99461-8282. A sede da SMBEA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Boqueirão, 1986, bairro Igara.