Os cantores que desejam integrar o coro sinfônico da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), um dos principais grupos corais do Rio Grande do Sul, terão mais alguns dias para se inscrever no processo seletivo. O novo prazo vai até 24 de fevereiro, às 18h.
Para disputar um lugar no principal coro da Ospa, instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), os cantores devem preencher um formulário on-line e anexar um vídeo interpretando um trecho de uma obra de Puccini. São 25 vagas divididas entre quatro naipes: seis para sopranos, cinco para contraltos, seis para tenores e oito para baixos.
No vídeo, o candidato deverá falar o seu nome, o naipe a que pertence e, sem seguida, cantar um trecho de Kyrie, primeiro movimento da Missa de Glória, de Giacomo Puccini. Essa parte da música poderá ser cantada com ou sem acompanhamento instrumental ou digital.
Os candidatos aprovados nessa primeira etapa receberão um e-mail com o agendamento de uma prova presencial, momento em que serão analisados: afinação, ritmo, qualidade vocal, extensão vocal, percepção musical, solfejo simples e conhecimentos básicos de teoria musical.
Em 2024, o coro participará da temporada artística da Ospa interpretando obras grandiosas, como a 9ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven, e Carmina Burana, de Carl Orff, além de participar de concertos populares e de outros sem a presença da orquestra.
O Coro Sinfônico da Ospa é adulto e a participação nele é voluntária e gratuita. Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos, boa voz, afinação, ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical, tempo disponível para estudo, ensaios e concertos.
Com início marcado para 6 de março, os ensaios ocorrem das 19h30 às 22h na Casa da Ospa, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) em Porto Alegre. Vozes agudas ensaiam nas segundas e quartas-feiras; vozes graves, nas terças e quartas-feiras.
Coro Sinfônico da Ospa
O Coro Sinfônico da Ospa é formado por cantores voluntários que se dedicam a interpretar grandes obras do repertório coral-sinfônico. Além disso, ele faz participações marcantes na programação da Ospa, inclusive em montagens operísticas encenadas.
O grupo realiza concertos à capela em diferentes cidades do Estado e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Aguiar, Bach, Beethoven, Bizet, Borodin, Brahms, Gounod, Händel, Haydn, Mahler, Mendelssohn-Bartholdy, Mignone, Mozart, Mussorgsky, Orff, Prokofiev, Puccini, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov, Rutter, Santoro, Stravinsky, Tchaikovsky, Verdi, Villa-Lobos, Vivaldi, entre outros.
Este ano, o coro contará com a equipe artística formada pelo maestro Manfredo Schmiedt, os professores de canto Elisa Machado, Carol Braga, Felipe Bertol, Ricardo Barpp e o pianista Eduardo Knob.