Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
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Porto Alegre: Prefeitura divulga balanço pós-temporal de 16 de janeiro

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Prefeito coordenou trabalhos das equipes mobilizadas para atender ocorrências causadas pelo vento e chuva. Foto: Filipe Karam/PMPA

 

 

A prefeitura divulga nesta sexta-feira, 16, o balanço da força-tarefa criada para atender aos impactos das chuvas e fortes ventos que castigaram a cidade em 16 de janeiro. As maiores ocorrências registradas foram quedas de árvores e galhos, falta de luz – que impactou no fornecimento de água e em serviços essenciais – sinaleiras, pontos de alagamentos e destelhamentos de casas. Um mês após o temporal, 85% do trabalho de recolhimento de resíduos foi concluído.

O trabalho começou ainda antes da chuva, com o alerta preventivo da Defesa Civil e a convocação do prefeito Sebastião Melo para mobilização e organização das secretarias e órgãos de serviços. Equipes de servidores municipais e terceirizados atuaram ainda na madrugada do dia 16 para reestabelecer a cidade após o registro de ventos de 120 km/hora e 76mm de chuva.

O prefeito coordenou a força-tarefa em diversas reuniões de trabalho no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA). Melo decretou situação de emergência nível 2, simplificando as contratações necessárias e permitindo a solicitação e recebimento de recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal.

O decreto possibilitou a concessão de saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a população que sofreu danos em suas casas. Moradores de 76 bairros podem solicitar saque direto na Caixa e os moradores de 18 bairros da Região Centro do Orçamento Participativo (OP), única região que precisa tramitar uma etapa junto à prefeitura, devem encaminhar o saque via 156 da prefeitura. Até 15 de fevereiro, o 156 registrou 1.206 solicitações.

Queda e remoção de árvores – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou 3 mil ocorrências de quedas de árvores e galhos em diversas regiões da Capital. Cerca de 2 mil toneladas já foram removidas e os resíduos destinados à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. Para atender essa demanda, 81 equipes entre próprias e contratadas estiveram nas ruas com Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) e o apoio do Exército. A SMSUrb estima que 85% do serviço já foi executado.

Abastecimento de água – A falta de energia elétrica afetou o abastecimento de água em 73 bairros. Sem luz, as estações de tratamento e casas de bombas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ficaram inoperantes e 1,2 milhão de pessoas sem água. O abastecimento em toda a cidade foi normalizado depois de cinco dias. Melo se reuniu, em mais de uma oportunidade, com a direção da CEEE Equatorial para cobrar providências.

Em representação protocolada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a prefeitura solicitou que o órgão abra uma fiscalização urgente na operação da CEEE Equatorial.

Caminhões-pipa – De forma emergencial foram disponibilizados 32 caminhões-pipas para levar água aos bairros mais afetados, hospitais e unidades de saúde.

Saúde – Os transtornos do temporal também afetaram serviços essenciais, como unidades de saúde, hospitais e escolas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reorganizou a rede em 100 unidades de saúde que tiveram restrições nos atendimentos por falta de energia, água, telefone ou internet.

Defesa Civil – Do dia 16 ao dia 19 de janeiro, mais de 300 ocorrências chegaram à Defesa Civil. Cerca de 10 mil metros de lona foram entregues e atenderam 1,8 mil casas.

Mais de 4,3 mil telhas foram distribuídas
Doação de telhas – Um mutirão do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) fez a distribuição de 4.348 telhas adquiridas pela prefeitura e recebidas por meio de doações para casa danificadas.

Trânsito e mobilidade – A Central de Atendimento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu e deu encaminhamento a 5.101 chamadas. Desde 26 de janeiro, 100% dos bloqueios foram liberados. Mais de 260 cruzamentos com semáforos foram impactados pela falta de energia. Para orientar o trânsito e circulação, a empresa colocou nas ruas 400 agentes.

Assistência social – O atendimento nas unidades da Fundação de Assistência Social (Fasc) também foi impactado com o fechamento ou restrição por falta de energia em 11 dos 23 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), quatro Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), três Centros Pop e um Centro de Idoso. A retomada dos serviços ocorreu em 19 de janeiro.

Educação – Em recesso escolar, a rede municipal registrou 56 escolas atingidas com algum dano e 35 sem energia elétrica.

Tecnologia – A Procempa atuou na reconstituição de fibras para acesso à internet, reestabelecendo a comunicação de serviços em unidades de saúde e estações do Dmae. Também forneceu equipamentos de rádio garantindo a comunicação de equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, EPTC e Carris em locais sem a comunicação convencional.

Doações e parceiros – Comunidade e parceiros da prefeitura colaboraram com a doação de mais de 97 mil litros de água; empréstimo de mais de dez motosserras para remoção de árvores e 963 telhas.