Segundo o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, a nova opção é mais uma entrega da Central do Cidadão-156. Ferenci afirma que o novo call center tem permitido o atendimento de todas as secretarias e órgãos municipais, servindo de porta de entrada única das demandas junto ao município. “O investimento em tecnologia a serviço do cidadão é uma das prioridades deste governo”, destaca.
O serviço de alerta oferece orientações sobre como agir diante de diferentes cenários de emergência, permitindo que a população esteja melhor preparada para lidar com situações adversas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues, o uso de ferramentas tecnológicas de domínio público para o envio de alertas meteorológicos, como no exemplo do WhatsApp, representa um avanço significativo para fortalecer a comunicação com a população, favorecendo, na prática, a adoção das medidas de segurança e autoproteção. “Agora, um maior número de cidadãos terá acesso rápido e eficiente às informações essenciais sobre alertas meteorológicos divulgados pela Defesa Civil de Porto Alegre”, ressalta Rodrigues.
Central do Cidadão – Desde 1° de fevereiro, a Prefeitura de Porto Alegre investe em melhorias para facilitar o acompanhamento digital das demandas solicitadas pela população. No primeiro mês, entre as novidades, já foram implementadas consultas de protocolos de serviço via WhatsApp e substituição de opções numéricas para botões interativos no bot de atendimento do 156.