O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, esteve presente nesta segunda-feira (19) na operação de pulverização contra a dengue, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Jurandir Maciel. A iniciativa visa combater o surto epidêmico nessa região de Canoas.
A ação foi realizada no bairro Estância Velha em trechos das ruasJúlio Pereira de Souza, Walter Spiess, Canela, Jabuticabas e Alcides Sabedot. ” Estamos enfrentando um desafio sério com o surto de dengue no nosso país, e em Canoas não é diferente. A Prefeitura está fazendo a sua parte para frear a propagação do vírus, mas é fundamental que cada cidadão esteja atento e adote medidas preventivas em seus lares. Juntos, podemos derrotar a dengue”, enfatizou o prefeito em exercício.
Dengue em Canoas
A Secretaria de Saúde emitiu um Alerta Epidemiológico após confirmar casos autóctones de dengue. Segundo o boletim semanal, 126 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Canoas, sendo 96 casos no bairro Estância Velha. Esses números reforçam a gravidade da situação, configurando um surto epidêmico na região.
Além da aplicação de inseticidas e monitoramento dos casos, a Diretoria de Vigilância em Saúde realiza ações de conscientização e fiscalização de possíveis focos do mosquito transmissor. As pulverizações ocorrem após a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e são direcionadas a áreas com registros positivos para Dengue, Chikungunya e Zika vírus, visando bloquear a circulação do vírus na região.
Conforme o médico veterinário que é técnico da Saúde de Canoas, Roger Halla, cada morador pode fazer semanalmente uma checagem em seu pátio para verificar se não há focos de mosquitos, observando os métodos de prevenção. Por exemplo, não acumular entulhos e lixo, verificar potes, vasos de plantas, ralos e calhas de casa, que possam armazenar água, entre outros.
Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.