Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
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Canoas: Secretaria de Assistência Social entrega documentos às famílias atingidas por incêndio na Vila Araçá

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Foto: Thiago Guimarães

 

 

Um recomeço para quatro famílias em Canoas. Na tarde desta terça-feira (20), servidoras da Diretoria de Proteção Básica da Secretaria da Assistência Social (SMAS) realizaram a entrega das certidões de nove moradores na Vila Araçá. O serviço de encaminhamento e confecção dos registros é gratuito e ocorreu após o incêndio da madrugada de 25 de janeiro, que atingiu casas na região, localizada no Centro. As famílias ainda receberam a assistência da SMAS com doações de cestas básicas e roupas após o sinistro.

Uma das contempladas foi Maria Cristiane dos Santos Lopes, de 41 anos, que recebeu as servidoras com um sorriso no rosto. “Finalmente chegaram os documentos”, disse. Ela perdeu a casa e, com os quatro filhos, está na residência de uma amiga, próximo ao local. Com as certidões em mãos, Cristiane poderá encaminhar a documentação e recomeçar a vida. “´Agora posso fazer minha carteira de trabalho.”, comemorou.

Para Vera Garibaldi, diretora de Proteção Básica da SMAS, realizar todo o encaminhamento até a entrega da documentação é uma maneira de devolver a dignidade às pessoas que já perderam suas casas e estão em uma situação de vulnerabilidade. “Sem os registros, eles não poderão retirar a segunda via do cartão do Bolsa Família, não terão acesso aos benefícios sociais, à matrícula escolar, ao cartão de saúde. Por isso, é essencial e um direito ter acesso a esse serviço”, completou.

Em situações de perda de documentos, a SMAS solicita o encaminhamento das certidões através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Quando prontas, as entregas são efetuadas aos munícipes que têm problemas de saúde e dificuldade de locomoção ou nos casos de sinistros, como um incêndio. Nas demais situações, o cidadão pode buscar diretamente no CRAS próximo ao bairro em que mora.