Estudar a ampliação dos serviços nos três hospitais da cidade: o Nossa Senhora das Graças, o Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Universitário de Canoas (HU). A pauta, que já foi assunto abordado pela Prefeitura com o Governo do Estado na segunda semana de fevereiro, marcou o encontro desta terça-feira (20) do Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares.
A reunião, que ocorreu no HU, verificou a possibilidade de ofertar consultas ambulatoriais nas áreas da cardiologia, endocrinologia e pneumologia. “Assim como avaliamos que o HU teria condições de ampliar cirurgias nas áreas de otorrinolaringologia, cardiovascular e geral (hérnias e vesículas), se houver um repasse de recursos maior por parte do Estado”, explica o diretor-geral do HU, Paulo Nader.
A comissão, criada no início deste mês, foi instituída pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, ao lado do secretário de Saúde, Jurandir Maciel e das direções das três instituições. As reuniões buscam rever processos para reestruturar fluxos inter-hospitais, otimizando o sistema de saúde.
“O Comitê tem a missão de elaborar um diagnóstico baseado em três pontos: reestruturação dos serviços e fluxos dos hospitais; reavaliação das referências pactuadas com o governo do Estado e a projeção da ampliação do volume de cirurgias, exames e consultas”, esclarece o secretário Jurandir Maciel.
A próxima reunião do Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares ficou agendada para o dia 27 de fevereiro, às 8 horas, na sala de reuniões da direção do Hospital Universitário de Canoas.