Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: FestPoa Rural terá atividades gratuitas

Detalhes Notícia
Granja Lia, Estr. São Caetano, 3000 – Lami. Fotos: Cesar Lopes/ PMPA

A Festpoa Rural, que ocorre de 9 a 17 de março, contará com atividades nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, além da programação que acontece no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 – Vila Nova), na Região Centro-Sul. O objetivo é unir o campo e a cidade, aproximando as comunidades rurais e urbanas para celebrar a produção primária da Capital. Todas as práticas são gratuitas.

No sábado, 9, abrindo a diversificada programação do evento, haverá um baile no CTG Lanceiros da Zona Sul (rua Olávio José de Souza, 469 – Belém Novo), com show do artista nativista Heduardo Carrão, o Carrãozinho. Também haverá uma apresentação especial da Invernada Adulta do CTG.

O domingo, 10, será de atividades ao ar livre: cavalgada, trilha ecológica e passeio guiado. Pela manhã, a cavalgada é organizada e terá sua partida na Cabanha Figueira (rua Crispim Antônio Amado, 1260 – Lami). Interessados podem obter informações pelo telefone 51 99800 4343 (com Cíntia).

À tarde, dois passeios vão exaltar as belezas da Zona Rural. Durante a trilha guiada pelo Morro São Pedro, com a Econsciência – Espaço de Conservação (Estrada das Quirinas, Lageado), os participantes poderão ter contato com a natureza da Mata Atlântica. O trajeto será de três horas e o grau de dificuldade é leve a moderado.

A FestPoa Rural comemora o retorno do roteiro Caminhos Rurais da Linha Turismo. O ônibus sairá do Cais Mauá (avenida Mauá, 1050, Centro Histórico) e levará os participantes para visitar três propriedades rurais, além da Granja Lia, onde será servido um café campeiro. Ao final, o ônibus retorna ao ponto de partida.

As inscrições para participar do baile, trilha e Linha Turismo estão disponíveis no site Sympla. Acesse aqui.

A programação contará ainda com seminários técnicos, shows, gastronomia, seminários, oficinas, feira rural e de artesanato, entre outros. Veja a programação completa aqui.

A realização é da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), do Sindicato Rural de Porto Alegre, da Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre (Rama) e do escritório de Porto Alegre da Emater-RS.

Acesse todas as informações da FestPoa rural aqui.