“As nossas principais metas são a melhoria contínua da prestação jurisdicional, o diálogo com a sociedade em linguagem simples e transparente, e o fortalecimento da segurança e da gestão organizacional, com foco em sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica”, explicou Barroso.
Para o período, o plano definiu como norte da gestão “Aproximar o Supremo e a Constituição da sociedade”. São três temas estratégicos principais: governança e gestão organizacional, prestação jurisdicional e comunicação interna e externa. Também integram o PEG-STF outros dois temas estratégicos complementares: pessoas e segurança institucional.
O novo plano apresenta uma série de novidades, entre elas a presença de QR Codes das principais referências para a gestão da estratégia no Supremo, a correlação dos objetivos e metas do PEG-STF com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mapa estratégico que traz a relação entre o PEG-STF 2023/2025 e o Plano Estratégico de longo prazo 2021/2025 e a proposta de novo tema estratégico (segurança institucional) para ser incorporado ao Plano Estratégico de longo prazo 2026/2030.
A partir de agora, com a publicação feita, o plano estratégico será desdobrado em programas, projetos e ações. A implementação pelas unidades responsáveis auxiliará no alcance dos objetivos e metas previstas.
O PEG-STF 2023/2025 foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência do Tribunal. Vinte e três unidades participaram, de forma direta e indireta, de sua elaboração.
Acesse aqui PEG 2023-2025.