Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Canoas: Ação da Guarda Municipal e Serviços Urbanos aborda moradores de rua

Detalhes Notícia
Foto: GM / Divulgação

 

 

Uma ação de abordagem a moradores de rua, na tarde desta terça-feira (27), mobilizou agentes da Guarda Municipal (GM) e integrantes da Secretaria de Serviços Urbanos. A mobilização ocorreu no Centro, na esquina das ruas Araçá e Dr. Barcelos, a partir de reclamações e denúncias de ameaças e intimidações a motoristas.

O objetivo do trabalho é evitar importunações e possíveis crimes na região. A equipe de Serviços Urbanos também removeu os colchões e outros pertences dos moradores espalhados pela calçada. Os populares abordados foram instruídos a procurarem o albergue do Município.

“A abordagem busca verificar a situação jurídica dessas pessoas em situação de rua. Nossos guardas orientam que elas sigam até os abrigos municipais, onde terão o aporte de alimentação e estadia. Infelizmente, muitos não acessam esses locais e migram para outras áreas da cidade”, explica o secretário de Segurança, Marcelo Pitta.

Algumas orientações ajudam a inibir o aumento de casos de transtornos em semáforos e outros pontos da cidade. “Orientamos os munícipes para não darem dinheiro aos pedintes e caso sejam ameaçados, como ocorreu com um cidadão que transitava em seu veículo, que acionem a Guarda Municipal pelo 153 ou a Brigada Militar pelo 190”, afirma.

A GM também deve intensificar as ações na região das ruas Araçá e Dr. Barcelos para inibir a ação de pedintes e garantir a segurança de quem transita pelo local.