Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Prefeito em exercício participa de encontro da Granpal para discutir programas de saúde

Detalhes Notícia
Ricardo Gomes participou de reunião com prefeitos e secretários de saúde nesta terça-feira. Foto: Giulian Serafim/PMPA

 

 

O prefeito em exercício Ricardo Gomes participou na manhã desta terça-feira, 27, do Encontro de Prefeitos e Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O evento foi realizado em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, também esteve presente.

Um dos principais pontos discutidos foi o Programa Assistir, do Governo do Estado, que fomenta ações e serviços de saúde nos hospitais contratualizados para prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua fala de abertura, Gomes destacou a importância de discutir os valores financiados pelos municípios. “As distorções de financiamento com a redução dos valores destinados aos hospitais da Região Metropolitana vão produzir distorções no atendimento da população. Ou o Programa Assistir muda, ou ele vai desassistir”, salienta.

De acordo com o prefeito em exercício, a solução proposta pelo Estado não pode ser simplista, como aumentar impostos. “A discussão é complexa e, por isso, exige diálogo. É preciso manter o financiamento até que seja estabelecido um novo critério pela sociedade gaúcha. O município não tem condição de atender a saúde pública de toda Região Metropolitana com orçamento de prefeitura”, completa Gomes.