Em viagem a Bogotá, na Colômbia, o prefeito Sebastião Melo participou nesta quinta-feira, 29, de painel para debater infraestrutura e ecologia urbana em um fórum sobre cidades resilientes e sustentáveis. Melo viajou a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) acompanhado do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Com as presenças de prefeitos e autoridades de todo o mundo, a proposta do evento, que segue até a sexta-feira, 1º, é promover a troca de experiências sobre iniciativas das cidades na área de desenvolvimento urbano e sustentabilidade. Melo falou sobre as dificuldades para reassentar famílias que vivem em áreas de risco na Capital e os desafios climáticos vivenciados pelas cidades.
Ele citou como exemplos de Porto Alegre o inventário de gases de efeito-estufa; o plano de certificação sustentável para empreendimentos que adotarem medidas que contribuam para a redução dos impactos ambientais com incentivos urbanísticos e fiscais; o viveiro municipal e os novos ônibus elétricos que passam a integrar o transporte público da Capital neste semestre.
“Este compartilhamento de experiências entre autoridades de toda parte do mundo nos dá condições de adaptar aquilo que estamos fazendo bem e também levar novas iniciativas para Porto Alegre. O caminho para construirmos cidades mais resilientes e educadoras é a sustentabilidade. E uma cidade que quer ser referência neste tema extremamente necessário e relevante precisa investir, buscar modelos e referências que estão dando certo” – Prefeito Sebastião Melo.
O prefeito reforçou ainda a importância de medidas para conscientizar os cidadãos e planos de recuperação de áreas degradadas, como o arroio Dilúvio. Por meio de uma Operação Urbana Consorciada, será feita a transformação ambiental e urbanística do entorno da avenida Ipiranga com a implantação de um parque linear em suas margens, resgatando o Arroio e proporcionando um local de lazer para a população. Atualmente, o projeto está em fase de estudos.
Também participaram do painel a diretora executiva do Conselho Colombiano de Construção Sustentável, Angélica Ospina, a diretora do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais Urbam Eafit, Natalia Castaño e o prefeito da cidade de Curridabat (Costa Rica), Jimmy Cruz.
Biodiversidade – No seminário, Melo assinou a Declaração de Barranquilla, sobre cidades sustentáveis e biodiversidade. A proposta é formar uma rede de cidades mais inclusivas, produtivas e sustentáveis, criando um modelo institucional de governança para favorecer a participação de diferentes setores no planejamento, desenho e implementação de políticas de conservação da biodiversidade.
No documento, entre outras questões, a gestão se compromete a aumentar os esforços associados ao monitoramento da cobertura florestal, da biodiversidade e dos ecossistemas estratégicos da cidade ou região, além de promover ações para benefício de animais silvestres. Leia aqui.
Outras agendas – No final da tarde desta quinta-feira, 29, Melo se reuniu com prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán. O encontro teve como objetivo estreitar relações entre Porto Alegre e a capital colombiana, além de compartilhar experiências de gestão.
Antes de retornar a Porto Alegre no domingo, 3, o prefeito também irá conhecer o sistema TransMillenio, principal meio de transporte público metropolitano de Bogotá. Se trata de um veículo leve sobre pneus (VLP) com funcionamento semelhante ao do BRT, no Brasil. O principal diferencial é um corredor expresso, por onde só circulam os ônibus desse modal.
Durante o período da viagem, o vice Ricardo Gomes assume como prefeito em exercício.