A educação do município de Butiá viveu um momento histórico nesta segunda-feira (26), com a aula inaugural dos cursos profissionalizantes do polo e-Tec do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). A ação é resultado do convênio firmado em 2023 entre a Prefeitura de Butiá e a instituição de ensino. Aproximadamente 60 butiaenses compõem as turmas nas áreas de administração, contabilidade e meio ambiente.
O projeto contempla pessoas com ensino médio completo que desejavam dar sequência aos estudos, com o objetivo de se aperfeiçoar para o mercado de trabalho.
As qualificações são totalmente gratuitas, no formato de educação a distância (EAD) e com duração de 18 meses.
De acordo com a coordenadora do polo e-Tec, a professora Izabel Souza, todas as aulas serão ministradas por professores do IFSUL, mas o município disponibilizou três educadores que atuarão como mediadores, auxiliando os estudantes. A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), também organizou um espaço com acesso à internet e computadores para o suporte necessário.
A chegada do polo no município representa o acesso facilitado a cursos técnicos, que até então só eram possíveis de forma presencial no campus do IFSUL, em Charqueadas.