Um dia após o aniversário de Porto Alegre, a FEDERASUL recebeu o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, no Tá na Mesa, nesta quarta-feira (27). O gestor municipal apresentou feitos de seu governo durante os últimos três anos, como também falou sobre planos para o futuro, como a retomada das obras da nova Ponte do Guaíba. “Porto Alegre é uma cidade em transformação”, afirmou Melo.
O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa da Costa, abriu o evento destacando o aniversário da cidade, bem como sua vocação para o empreendedorismo e desenvolvimento – valores-chave para a entidade. “Porto Alegre é mais que uma cidade, é um polo de inovação, é a Porto Alegre do South Summit, do Instituto Caldeira”, destacou Costa.
Política
Antes do evento, o prefeito Sebastião Melo atendeu a jornalistas na sala de coletivas da FEDERASUL. A pauta política e as eleições dominaram as perguntas da imprensa, que lotou o espaço.
O prefeito garantiu que ainda não há decisão sobre quem será vice em sua chapa, mas que há conversas. Ele também afirmou que vai “respeitar a liberdade partidária” do PSDB, mas que, “no primeiro minuto” em que os tucanos afirmarem que não indicarão candidato próprio para cabeça de chave, acionará o partido para que componha sua chapa.
Balanço
Em sua apresentação no Tá na Mesa, após introduzir um vídeo institucional sobre a cidade, Melo destacou os feitos de seu governo durante os últimos anos, em um balanço. “Houve uma mudança de mentalidade de uma cidade que tem um enorme potencial de talentos, inovações”, afirmou o prefeito.
Ele enumerou ações do governo, como diminuição da máquina pública e aumento da arrecadação, bem como privatizações – como a da Carris -, e obras de infraestrutura e habitação.
Empreendedorismo
O prefeito também defendeu a “desburocratização e incentivo para um ambiente propício ao empreendedorismo”, exemplificando seu compromisso com essa pauta – com a qual a FEDERASUL se identifica institucionalmente -, por meio de medidas para facilitação para abertura de empresas. A retirada de obrigações para obtenção de alvarás, por exemplo. “De janeiro até aqui abrimos 500 áreas da gastronomia, está até faltando mão de obra”, brincou Melo.
Ele ressaltou também as parcerias público-privadas (PPP) levadas a cabo por seu governo, garantindo obras para a cidade, bem como oportunidades e desenvolvimento de empreendedores locais. Um exemplo dado pelo prefeito foi o da PPP que possibilitou a reabertura do Teatro Túlio Piva, que contou com a parceria da Opinião Produtora, empresa de entretenimento da Capital.
Inovação
No mesmo sentido, o prefeito Sebastião Melo afirmou que inovação – outra palavra de ordem da FEDERASUL – “tem que estar na nossa pauta”. Porém, o conceito defendido pelo prefeito vai além: “Penso que inovação tem seu primeiro pilar na transformação social’.
Para isso, explica Melo, é necessário investir também em áreas como saneamento básico, educação e habitação para “trazer mais dignidade” aos porto-alegrenses. “É preciso que o jovem pense “eu não quero sair daqui, mas eu quero ter oportunidades’”, afirmou.
A cidade do futuro
No final de sua apresentação, o prefeito falou de obras que deverão ser retomadas ou concluídas ainda neste ano. O destaque é a retomada da construção da nova Ponte do Guaíba, a qual está parada há mais de um ano, devido a necessidade de realocação de famílias que residem próxima as obras.
No entanto, Melo afirma que não depende somente do poder municipal. “A prefeitura sempre vai estar ao lado do governo federal, mas isto está nas mãos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”, explicou.
O prefeito também citou as obras da Avenida Borges de Medeiros – com trechos isolados desde 2022 –, mas que devem ser concluídas em breve. “Será uma extraordinária boulevard”, disse