Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Representantes de Movimentos e Prefeito conversam sobre local da instalação da estátua de João Goulart

Detalhes Notícia
Obra foi produzida pelo escultor fluminense Otto Dumovich. Foto: Otto Dumovich / Arquivo pessoal

 

 

O prefeito Sebastião Melo recebeu nesta terça-feira, 2, no Centro Administrativo Municipal, representantes de movimentos que pedem a instalação de uma estátua em homenagem ao ex-presidente João Goulart em logradouro público. O monumento foi confeccionado e pago com recursos angariados pela Fundação Caminho da Soberania, presidida pelo ex-deputado Vieira da Cunha, junto à sociedade, para marcar os 60 anos do golpe militar de 1964. Além da Fundação, a Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos (AEPPP) e Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) também solicitam permissão para posicionar a estátua entre as avenidas João Goulart, Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva.

“É um tema que transita com muita tranquilidade no governo. A história precisa ser contada, e Jango merece as homenagens. O assunto já vinha sendo tratado há bastante tempo e tínhamos local definido, em frente ao Ministério Público, com o parecer de técnicos da prefeitura. Agora, com o pedido dos movimentos para rediscutir o local, iremos construir com a concessionária, secretarias responsáveis e outros envolvidos um consenso para definir” – Prefeito Sebastião Melo.

Foto: Alex Rocha/ PMPA

Um ofício entregue para a prefeitura e assinado pelos representantes dos movimentos e outros nomes de representantes políticos e sociais pede ainda que a administração auxilie no transporte da estátua e instalação, para que ocorra com segurança. Uma nova reunião na próxima semana está marcada para tratar sobre o tema.

Estiveram na reunião o presidente da Fundação Caminho da Soberania, ex-deputado Vieira da Cunha, o diretor do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), Afonso Licks, ex-prefeito José Fortunati, secretários municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, vereadores Abigail Pereira, Giovani Culau e Márcio Bins Ely, ex-vereadora Jussara Cony e ex-vereador Raul Carrion.