Com muito sol, música e diversas atrações, Porto Alegre recebeu a segunda edição do Expochurrasco, o festival internacional do churrasco, no Parque Harmonia. Cerca de 5 mil pessoas puderam degustar carnes de mais de 10 países e a cultura do churrasco de 16 estados brasileiros. Ao total, a organização do evento estima que foram consumidas cerca de 8 toneladas de carnes bovinas, suínas, bubalinas, aves e pescados.
O Campeonato Brasileiro de Churrasco, disputado por equipes do Rio Grande do Sul e de outros estados, teve as equipes RPF, do Rio Grande do Sul e MS Pantanal, do Mato Grosso do Sul, como classificadas para a disputa do Mundial de Assadores Ancestrais, a ser realizada no Uruguai, em setembro. Além das duas equipes, o time gaúcho “Brasa e Prosa”, que garantiu vaga por ser o campeão Pan-Americano em 2023, também estará na competição.
De acordo com uma das organizadoras do Expochurrasco 2024, Mayara Pavin, o festival cumpriu o objetivo de movimentar o ecossistema da carne, mobilizando desde o produtor das fazendas, passando pelos frigoríficos, supermercados, até chegar à mesa do consumidor. O Expochurrasco superou as expectativas de público na tarde deste sábado.
“Nós provamos que a cultura do churrasco do Rio Grande do Sul é maravilhosa, mas a cultura de outros países, em um único lugar e num único dia, demonstra que nossa missão é ainda maior. Tivemos um dia lindo, com cardápios incríveis e um evento muito bem prestigiado”, celebrou Mayara.