A prefeitura tem realizado uma operação especial de limpeza devido à maior enchente da história da Capital. Nos pontos onde a água baixou e estão secos, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu 545 toneladas de resíduos diversos, lodo e entulhos de segunda-feira, 13, até esta sexta-feira, 17. Somando-se às 365 toneladas da semana anterior, são 910 toneladas coletadas.
Cerca de 120 garis das seções Sul, Norte, Centro, Extremo-Sul e Leste executaram os serviços de raspagem de lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados como móveis e eletrodomésticos estragados. Nesta semana foram utilizados 19 caminhões e sete retroescavadeiras para auxílio dos trabalhos nos bairros.
Os serviços já foram executados nas partes secas de algumas ruas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, Praia de Belas, algumas partes de ruas em Ipanema e Guarujá, Vila Cristal no bairro Cristal, frente (parte seca) da Vila dos Sargentos na Serraria, partes do bairro Santa Maria Goretti e algumas partes de vias secas nos bairros Lami e Belém Novo.
Em áreas inundadas, o DMLU precisa aguardar que a água recue para dar início ao serviço. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).