Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Sistema da Prefeitura garante agilidade para canoenses se inscreverem no Auxílio Reconstrução

Detalhes Notícia
Formulário permitiu que os dados fossem enviados com mais agilidade. Foto: Bruna Ourique

 

 

 

A partir da disponibilização do formulário para a população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal, por meio do CanoasTec, a Prefeitura de Canoas já encaminhou 85.528 mil cadastros para o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. Até esta terça-feira (28), 42.572 canoenses foram contemplados no primeiro lote do programa – cerca de 95%.

O sistema do Município permitiu que os dados fossem enviados com mais agilidade, possibilitando uma melhor localização das famílias e das residências nas áreas atingidas pelas enchentes. A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX.

Como receber o valor?

Para ter acesso ao benefício, após o cadastro realizado no sistema da Prefeitura de Canoas <https://sistemas.canoas.rs.gov.br/cadastroweb/auxilio-reconstrucao/cadastro>, a pessoa indicada como responsável familiar deve realizar a confirmação no site do Governo federal <https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao>.

É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa, receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

Qual a orientação para quem se cadastrou e ainda não foi contemplado?

O município de Canoas teve 85.528 cadastros enviados ao Governo Federal até esta terça-feira (28). Destes, 42.572 já foram contemplados para receber o valor de R$ 5,1 mil. Os demais ainda estão em processamento pelo Governo Federal. Assim que o próximo lote estiver disponível, a informação será anunciada em todos os canais oficiais.

Em reunião ocorrida entre a Prefeitura de Canoas e o Governo Federal, foi informado quais são os problemas mais comuns identificados durante o processamento. São eles:
– CPF do responsável familiar está repetido no campo de dependente familiar, porém não pode ser repetido;
– CPF de uma mesma pessoa consta em mais de um cadastro.

A Prefeitura solicita a quem cometeu esses equívocos no cadastramento, faça novamente i seu cadastro corrigindo ou completando as informações necessárias e reenvie o formulário <https://sistemas.canoas.rs.gov.br/cadastroweb/auxilio-reconstrucao/cadastro>. Assim, os demais inscritos serão considerados devidamente aptos para receber o benefício.

Quais são os dados necessários?

– CPF e nome completo do responsável da família.
– Endereço completo com CEP (somente são considerados os CEPs das áreas alagadas).
– Telefone
– CPF e nome completo dos outros membros da família
– Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.