Considerando os prognósticos da Sala de Situação do governo estadual de chegada de frente fria que deverá ocasionar chuva e temporais no fim de semana, a Prefeitura de Porto Alegre mobilizou estrategicamente os principais serviços. Nesta quinta-feira, 13, o prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes reuniram secretários das atividades essenciais no Ceic e atenderam a imprensa para prestar as informações de orientação aos cidadãos. Veja aqui a apresentação.
A previsão aponta, até o momento, possibilidade de temporais a partir do sábado, 15, com pequeno volume, e chuvas mais intensas no domingo, 16, com acumulado ao longo dia podendo chegar a 100 mm na Região Metropolitana. Os efeitos da frente fria devem se estender ao longo da próxima semana.
A prefeitura chegou nesta quinta-feira a 22 estações de bombeamento em operação, com esforços concentrados para retomar a última, na Vila Minuano. A força-tarefa de limpeza da cidade pós-enchente e as ações preventivas no âmbito da drenagem são os principais reforços para evitar alagamentos em caso confirmado de altos volumes de chuva.
Com 60 mil toneladas recolhidas em toda a cidade, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá concentrar efetivo de 600 garis nos bairros mais suscetíveis a acúmulo de água. Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também atuam na manutenção das redes de drenagem, auxiliados por retroescavadeiras, hidrojatos e caminhões supersugadores.
“A gestão já opera com força extra para retomar o funcionamento da cidade, especialmente na limpeza e na drenagem. Diante da previsão de chuva mais forte, concentramos ainda mais os times e maquinário extra tanto no preventivo como em eventual operação de contingência que se faça necessária diante do volume que se concretizar” – Prefeito Sebastião Melo.
A seguir, detalhes da mobilização nos principais órgãos de atendimento à população. Atualizações dos serviços serão realizadas permanentemente nos perfis oficiais da prefeitura nas redes sociais e no portal institucional.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar pelos telefones 199 (Defesa Civil), 193 (bombeiros), 156 – central do cidadão e 118 (EPTC).
Limpeza urbana – De quinta-feira, 13, até o domingo, 16, o DMLU atuará no plano de contingência com prioridade de atendimento na limpeza pós-enchente nas áreas de possíveis alagamentos. Serão direcionados 600 garis e 200 equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras, para limpeza dos bairros Sarandi, Farrapos, Humaitá, Ilhas, Navegantes e Anchieta.
“A previsão é de grande acumulado de chuvas nos próximos dias. Estamos preparados para atender às pessoas e pedimos que todos fiquem atentos às suas regiões”, completou Ricardo Gomes.
Drenagem – O Dmae trabalha na manutenção das redes de drenagem que foram afetadas durante a enchente. As equipes estão nas ruas com caminhões-hidrojatos e super sugadores para evitar novos alagamentos. São mais de 1 mil quilômetros de redes afetadas durante os episódios de maio. O órgão está com o efetivo concentrado na limpeza e também na manutenção do Sistema de Proteção Contra Cheias (SPCC), para que os porto-alegrenses não sejam tão impactados nos períodos de chuva do inverno.
Das 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), 22 já estão em operação e 12 delas contam com reforço de geradores, para caso haja alguma intercorrência na rede elétrica.
Defesa Civil – Manterá plantão 24h, incluindo as equipes de monitoramento e alerta e de atendimento a demandas operacionais e ocorrências da população. A partir desta sexta-feira, 14, agentes atuarão na orientação e sensibilização da população residente em áreas de risco. O telefone de contato para emergências é o 199.
Segurança – A Guarda Municipal seguirá mobilizada no patrulhamento das estruturas do Dmae, como as Ebats e Ebabs, e outros locais relacionados a serviços essenciais – como Postos Avançados, abrigos provisórios e pontos da força-tarefa de limpeza do DMLU. Ao todo, 22 viaturas (entre automóveis, caminhões e microônibus) estarão nas ruas.
Acolhimento – A Central de Abrigos mobilizou vagas junto aos atuais abrigos para possível necessidade de alocar mais cidadãos. Eventuais deslocamentos de moradores serão viabilizados em ação integrada com a Guarda Municipal e a Central de Transportes (Secretaria de Mobilidade).
Estarão disponíveis os plantões Whatsapp da Central de Abrigos (3289-8606), 24h do Centro de Referência de Direitos Humanos (9271-4512), 24h do Conselho Tutelar (99158 1348 ou 3289.2020) e da área de suprimentos dos abrigos via 156, com encaminhamento dos itens (limpeza, alimento e outros).
Também estarão de prontidão cadastradores dedicados ao Registro Unificado caso ocorram ações de rua. Atualmente, são 60 abrigos em operação, somando 2.621 pessoas acolhidas.
Mobilidade – No fim de semana, mais de 150 agentes de fiscalização, por dia, atuarão divididos nas 24 horas. Além das coordenações Centro, Sul, Leste e Norte e da Central de Monitoramento e Controle da Mobilidade, as equipes de escolta e recolhimento de animais estarão a postos. Viaturas de sinalização viária circularão em ronda, prontas para intervir em situações de bloqueios de via, tanto por alagamento quanto por queda de árvores ou postes, acionando os órgãos responsáveis.
A partir de sexta-feira, 14, equipes de sinalização viária e mobiliário terão acréscimo de efetivo e ficarão à disposição com caminhões de cesto aéreo, munk e carroceria aberta, além de viaturas para intervenção nos semáforos e nas sinalizações viárias. O telefone para atendimento é o 118, além do app 156.
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde elaborou planejamento que prevê realocação de vacinas conforme necessidade, com equipes de plantão para recebimento de notificações de doenças como leptospirose e surtos diarreicos. A operação de postos e unidades móveis que atendem a população no final de semana será informada nesta sexta-feira,14.
Os Hospitais Materno Infantil Presidente Vargas e de Pronto Socorro reorganizaram a logística para reservas técnicas de gases medicinais e isolamento prévio de possíveis lugares onde possam haver alagamentos, preservando o atendimento integral a pacientes. Demais hospitais da Capital já estão sendo orientados para revisão de geradores e reserva de diesel e estoque de insumos e medicamentos de serviços de emergência.