Termina neste domingo (16/6), às 23h59min, o prazo para inscrições de escritores e livreiros interessados em participar da 35ª Feira do Livro de Gravataí. As oportunidades são para sessões de autógrafos e bancas no evento, que acontece de 26 a 30 de junho, na nova Rua Coberta. Os editais podem ser acessados no endereço https://bit.ly/editais35feiradolivro. “Todo o processo é online e a ordem de inscrição será um dos critérios de classificação”, diz Giulliano Pacheco, secretário municipal de Governança, Comunicação e Cultura.
As sessões de autógrafos ocorrerão de maneira coletiva ou individual, de hora em hora, das 14h às 19h no dia 26 de junho, e das 9h às 19h, nos dias 27 a 30 de junho. Os autores podem se inscrever como pessoas físicas para as sessões, sem custo algum aos participantes. Na edição passada, foram realizadas cerca de 30 sessões na feira.
Já os livreiros, distribuidoras e editoras se habilitam como pessoas jurídicas para ocupar um dos 17 espaços disponíveis. Neste ano, em razão da situação climática no estado, a organização do evento decidiu desobrigar os livreiros da contrapartida em livros para a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, com o intuito de auxiliar o setor cultural neste momento.
APOIO A ARTISTAS DO RS – Adiada em razão das cheias no Rio Grande do Sul, a 35ª Feira do Livro de Gravataí teve sua programação inicial alterada para que fossem contratados apenas profissionais do Rio Grande do Sul que estejam no estado, garantindo apoio a quem está sendo impactado pelas consequências das inundações. Com o tema “Patrimônio – Vivendo nossa história”, o maior evento cultural da cidade terá como patrona a Doutora em História do Brasil Véra Lúcia Maciel Barroso e homenagens a referências culturais do município, representadas por Getúlio Xavier Osório, Gladis Barros e Valecy Cabeleira Bitelo, além de homenagem póstuma a Zulair Maria de Souza (in memorian). A animação fica por conta de Roger Castro. Serão ao todo cinco dias de programação e mais de 60 atividades.
A 35ª Feira do Livro de Gravataí é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural é da Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João e Cestto Atacadista.