Gestores das subprefeituras de Porto Alegre receberam orientações nesta quinta-feira, 27, sobre o processo de escolha e implantação de 68 hortas comunitárias na cidade. O projeto, que tem investimento previsto de R$ 2,1 milhões por parte da prefeitura, será implementado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Espaços, Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos), vencedora de edital de chamamento público sobre o tema, e envolverá membros do Orçamento Participativo (OP) e do Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre (Faupoa).
A iniciativa integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo diz que o objetivo vai além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, cultivados de forma orgânica e sustentável. “Queremos impulsionar o desenvolvimento das comunidades, promovendo a participação comunitária, a inclusão social e a disseminação da educação ambiental, sempre mantendo o caráter comunitário com acesso, integração e envolvimento de todos”, declara Trogildo.
Próxima fase – Na próxima etapa do projeto, os gestores das subprefeituras e os chefes de democracia participativa, ligados à Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), vão acionar os conselheiros do Orçamento Participativo para que indiquem espaços comunitários que possam abrigar hortas nas 17 regiões do OP na cidade. O Faupoa também participará desse processo.
O projeto – A Ecos venceu o Edital de Chamamento Público 020, de 2023, para a implementação de 68 hortas comunitárias nas 17 regiões do OP. Já foram realizadas duas reuniões com a OSC para ajustes no plano de trabalho e seleção da equipe, que está em fase de contratação. O projeto ainda contará com a assessoria técnica de engenheiros agrônomos da SMGOV.