Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Empresa gaúcha foi destaque no 1º Summit de Inteligência Artificial do Brasil

Detalhes Notícia
A Paipe Tecnologia e Inovação esteve na estreia do evento com um estande e workshop. O engenheiro de dados Paulo Mazzia, o diretor comercial Rogério Nath Corrêa e o cientista de dados Felipe de Morais.

A tech gaúcha Paipe Tecnologia e Inovação foi destaque no 1º Summit de Inteligência Artificial do Brasil, realizado em Joinville, nesta semana. Além de um estande, o cientista de dados da empresa, Felipe de Morais, conduziu um workshop intitulado “Explorando a Integração de RAG com LLMs: Embeddings, Bancos de Dados Vetoriais e Contextualização”, onde apresentou inovações e técnicas avançadas para integrar sistemas de geração aumentada de recuperação (RAG) com Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs). 

De Morais destacou ainda como o evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer a presença da empresa no mercado. “Nossa participação no evento foi muito estratégica, porque posicionamos a marca da Paipe como uma empresa de destaque, uma empresa de referência na área da inteligência artificial, dentro de um evento que está começando no Brasil. A Paipe entrou no Summit como uma empresa chave no evento” afirmou. 

Além do workshop, a Paipe Tecnologia e Inovação marcou presença com um estande no evento, onde apresentou suas mais recentes inovações em inteligência artificial e tecnologia. A participação de Felipe de Morais e a presença da Paipe no 1º Summit de Inteligência Artificial do Brasil reforçaram o compromisso da empresa com inovação tecnológica e desenvolvimento de inteligência artificial no país.

“Eu entendo que a Paipe é uma peça chave nessa mudança de mindset da IA nas empresas, porque a gente entende que as empresas querem utilizar a Inteligência Artificial, querem inovar, mas eles não entendem como, porque, o que fazer.

RAG + LLMs

De Morais explicou a técnica: “A gente consegue ter uma base de dados de documentos, por exemplo, de arquivos não estruturados, e extrair informações desses documentos utilizando modelos de IA generativa. Então, através dessa técnica de RAG, conseguimos extrair informações, quebrar em informações específicas, fazer análises de similaridade dessas informações e utilizar isso para a geração de um contexto”. 

Sendo assim, segundo o cientista de dados, produz-se respostas humanizadas utilizando IA generativas. “Estamos falando de Lhama, ChatGPT, Gemini, entre outros, explica de Morais.

O evento

O 1º Summit de Inteligência Artificial do Brasil é o primeiro grande evento do país dedicado exclusivamente à Inteligência Artificial, reunindo especialistas, inovadores e empresas para explorar as últimas tendências e aplicações no campo da IA. Com palestras inspiradoras e workshops práticos, o evento oferece uma oportunidade imperdível para aprendizado, inovação e networking, promovendo conexões estratégicas e insights valiosos. Será realizado em Joinville, no Ágora Tech Park, o maior centro de inovação do Brasil.