Porto Alegre, sexta, 12 de julho de 2024
img

Porto Alegre: Confira as orientações da campanha de prevenção do HIV e sífilis

Detalhes Notícia

Nesta quarta-feira, 10, às 10h, será apresentada no terminal Triângulo, Zona Norte, a campanha que busca enfrentar o estigma e a discriminação das mulheres que vivem com HIV e sífilis, estimulando atitudes de prevenção e testagem. A iniciativa é realizada pelo Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As ações incluem apresentação de vídeos para o público nas unidades de saúde, divulgação de busdoor e cartazes para distribuição nos ônibus e outros locais de grande circulação.

Também estão previstas visitas a unidades de saúde e roda de conversa sobre prevenção combinada do HIV, incluindo as profilaxias pré e pós-exposição ao vírus, métodos preventivos que consistem no uso de medicamentos antirretrovirais para evitar a infecção. A ideia é contribuir para o acesso ao diagnóstico precoce e a cuidados em saúde, além de reduzir a transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita, quando a doença passa da mãe gestante para o bebê.

Vídeos – Os vídeos falam de cuidados importantes com a saúde de pessoas com HIV e de como o estigma pode prejudicar a saúde mental e o convívio com outras pessoas, afetando a vida emocional e social. No acompanhamento de saúde, é indicado manter as vacinas em dia, bem como ter atenção no autocuidado para garantir uma boa qualidade de vida, incluindo o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. A adesão adequada ao tratamento com antirretrovirais traz benefícios, mas exige que o quadro seja acompanhado de perto por profissionais de saúde.

Testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis nas unidades de saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta, que funciona temporariamente no Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), das 8h às 17h.