Porto Alegre, sábado, 13 de julho de 2024
img

Deputados e representantes de entidades entregam a Lira demandas para retomada da economia do RS

Detalhes Notícia
Foto: Giulian Serafim

 

 

 

Parlamentares e entidades gaúchas entregaram, nesta terça-feira (09/07), uma carta para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com diversas demandas para a recuperação do Rio Grande do Sul, com foco na retomada da economia, das empresas e dos empregos. Os deputados Felipe Camozzato e Marcel van Hattem e os vereadores de Porto Alegre Ramiro Rosário e Tiago Albrecht, todos do Partido NOVO, participaram da entrega do ofício, realizada em Brasília.

Ao todo, mais de 100 associações, federações, organizações e sindicatos do RS subscreveram o documento. Entre as demandas, as entidades pedem o aumento do valor disponível do Pronampe, com efetiva chegada do recurso aos bancos; a liberação urgente das linhas do BNDES; e a pausa nos financiamentos atuais por 12 meses.

“Desde a ocorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, já se passaram mais de 60 dias, e efetivamente não temos todas medidas necessárias de apoio às empresas gaúchas para a retomada da economia”, apontam os representantes de diversos setores na carta.

O deputado Felipe Camozzato participou da entrega e está acompanhando há meses os prejuízos causados na economia gaúcha. “Somente em maio, tivemos o encerramento de 22 mil postos de trabalho. Esse número certamente irá aumentar. Por isso, precisamos de ações efetivas do governo federal”, avalia o parlamentar do Partido Novo.

Durante a reunião, Arthur Lira se comprometeu a falar com líderes da Câmara e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a situação do RS e cobrar a ajuda federal. Conforme Lira, o que for da autonomia da Câmara poderá tentar pautado para pedir urgência na votação.

Agência de Notícias