Porto Alegre, domingo, 17 de novembro de 2024
img

Cinema: O curta 'A um Gole da Eternidade' está selecionado para o gauchão em Gramado

Detalhes Notícia
Com direção de Camila e Paulo Ricardo de Moraes, o filme estreia no Festival de Gramado. Foto: Ireno Jardim

 

 

 

O que aconteceria se fosse capaz de parar o tempo em uma determinada época da vida? Quem questiona é Feitio de Dança, personagem do curta “A Um Gole da Eternidade” selecionado para o Prêmio Assembleia Legislativa do Estado, em sua 21ª edição. Rodado em Novo Hamburgo, o curta-metragem conta a história de um exímio dançarino e a sua vontade de viver. No elenco, nomes reconhecidos do cinema e teatro gaúchos, como Álvaro RosaCosta, Silvana Rodrigues, Marcelo de Paula, Vera Lopes e Juliano Barros.

O filme, uma produção da Praça de Filmes em parceria com a Produtora e Distribuidora Borboletas Filmes faz sua estreia trazendo a história de Feitio de Dança que, após a perda de mais um amigo, reflete sobre a importância de estar vivo. Frequentador assíduo de um bar tem nesse local tudo o que ama: bebida e amigos. Porém, com o passar dos anos percebe que esse espaço está ficando cada vez mais vazio, assim como o seu peito e a sua vontade de viver. Com a ajuda da filha Quênia, parte para uma ação extrema, com a intenção de eternizar o encontro com os amigos do bar.

“Esse é o momento de realização de um sonho. Não imaginam a minha felicidade em estar com um filme em um festival que acompanho desde os meus 14 anos. E maior emoção ainda é ter dirigido um roteiro meu junto com a minha filha, a cineasta Camila de Moraes, que desde muito jovem me acompanha nos festivais de cinema, em especial o de Gramado”, destaca Baiano.

Em meio à gravação de uma série para televisão, na Bahia, Camila de Moraes reagiu ao anúncio da seleção, feito em Gramado: – “quando saiu o anúncio eu estava em Set, e ainda permaneço em Set. Por ser tão intenso, nem tive tempo de comemorar e processar tudo que está acontecendo”. A diretora lembra que “A Um Gole da Eternidade” foi escrito há mais de 30 anos. “Corremos muito para conseguir fazer este filme, que tem roteiro de meu pai”. Camila refere-se a todo o processo, desde uma campanha de financiamento coletivo, aonde o próprio elenco colaborou financeiramente, até conseguir aprovar um edital regional da Ancine. “As parcerias são fundamentais nesse processo, pois nem tudo são flores. Os bastidores são muito intensos. Porém, quando recebemos essa notícia, a melhor notícia: – estreia no Festival de Cinema de Gramado –, a gente então sabe porque escolhe essas loucuras.”

“A Um Gole da Eternidade”, tem roteiro de Paulo Ricardo de Moraes, o Baiano, e é uma das obras contempladas no edital de Fomento à Produção Audiovisual da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Com a proposta de direção coletiva, o filme é o elo maduro e profissional entre o roteirista, escritor e jornalista Paulo Ricardo com a sua filha, a jornalista, cineasta e produtora, Camila de Moraes, diretora do longa-metragem “O Caso do Homem Errado”.