Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, chancela do Estado para a safra 2024 do azeite de oliva extravirgem gaúcho. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), convida todos os olivicultores do Rio Grande do Sul a participarem da certificação, que receberá submissões até 5 de agosto.
O selo certifica a qualidade e a procedência do azeite de oliva extravirgem produzido no Estado, garantindo ao consumidor um produto de excelência. Na segunda edição, referente à safra 2023, 101 marcas de 34 produtores foram reconhecidas, destacando-se no mercado pela autenticidade e alta qualidade.
A novidade deste ano é a ampliação das inscrições para produtores não afiliados a qualquer associação civil de olivicultores. O regulamento desta edição está disponível no site da Sict, na aba Azeite Extravirgem Premium, e foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
“O selo faz parte da nossa estratégia de inovação e agregação de valor aos produtos de cadeias produtivas tradicionais do Rio Grande do Sul, encabeçada pelo programa Produtos Premium. Além disso, trata-se de uma distinção visual que ajuda os consumidores a identificarem azeites de alta qualidade, reduzindo a compra de produtos falsificados”, enfatizou a titular da Sict, Simone Stülp.
Assim como nas edições anteriores, os azeites inscritos vão passar por uma avaliação rigorosa, com análises físico-química e sensorial, para garantir a qualidade do produto.