Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Bolsonaro participa de evento de novas filiações ao PL no Rio Grande do Sul. Cherini fala em Zucco como candidato ao governo em 2026 e causa contrangimento

Detalhes Notícia
Bolsonaro e Zucco, em roteiro político no Rio Grande do Sul. Foto: Redes Sociais

 

 

O presidente de Honra do Partido Liberal, Jair Bolsonaro, abonou a ficha de filiação de prefeitos, vice-prefeitos e pré-candidatos à prefeituras gaúchas para o pleito de 2024.

Durante seu discurso, o ex-chefe do Executivo reiterou seu compromisso de fortalecer o partido tanto no estado quanto em todo o país. “Vamos fazer do PL, aqui no Rio Grande do Sul e no Brasil, um grande partido, em que vocês possam confiar nos seus representantes. Não se desanimem quando um ou outro pisa na bola em nosso partido, eles ficarão pelo caminho e os bons prosseguirão’, enfatizou.

O deputado federal Giovani Cherini, presidente estadual da sigla no Rio Grande do Sul, declarou ao jornal Correio do Povo que a presença de Bolsonaro no estado desempenha um papel fundamental na consolidação do PL no estado. “Em termos de partido de direita, somos o único no Brasil. Vamos somar muito em termos de filiados e candidatos a prefeito com auxílio de Bolsonaro e Michelle”. Segundo o jornal,  Cherini definiu Luciano Zucco como o próximo governador do Rio Grande do Sul.

A reportagem de Diego Nuñez mostra que Zucco, presidente do partido em Porto Alegre, esteve à frente das negociações eleitorais que definiram a vice-candidatura de Betina Worm na chapa do atual prefeito Sebastião Melo (MDB) e tem centralizado as ações da pré-campanha na Capital. O deputado federal é  próximo a Bolsonaro. Foi Zucco quem articulou a vinda do ex-presidente ao Estado e acompanhou toda an agenda dos últimos dias.

Ao ouvir o discurso, Zucco amenizou as falas, mas sem deixar de se colocar à disposição do partido. Disse que tem um líder – Jair Bolsonaro – e que estaria pronto para atuar onde o ex-presidente o escolhesse para concorrer. Vale destacar que Zucco foi o deputado federal mais bem votado do RS em 2022.

O discurso de Cherini causou desconforto em alguns presentes — principalmente na ala ligada ao ex-ministro Onyx Lorenzoni, que foi o candidato do PL ao governo do Rio Grande do Sul e disputou o segundo turno das eleições de 2022 contra Eduardo Leite (PSDB), que acabou se reelegendo. No encontro, estavam presentes inclusive bolsonaristas de outros partidos.

Entre os novos filiados ao partido, destaca-se o prefeito de Esteio, onde aconteceu o ato de filiação, Leonardo Pascoal. Ele ressaltou ao Correio do Povo, o compromisso de contribuir ativamente para o crescimento do PL nas eleições municipais. “Estou focado em concluir o mandato e ajudar o partido na eleição de 2024″, disse.

Lista de novos filiados ao PL

Prefeitos

Leonardo Pascoal (Esteio)
Ademir Dal Pozzo (Nova Araçá)

Vice-prefeitos

Alex Bora (Parobé)
Dilmar Loro (Alto Alegre)
Marcio Rech (Flores da Cunha)

Pré-candidatos a prefeitos

Maurício Scalco (Caxias do Sul)
Felipe Costella (Esteio)
Marciano Abadie (Barra do Quaraí)
Lauri Ott (Três Coroas)
Cristian Muxfeld (Salvador do Sul)
Juliano Souto (Novo Hamburgo)
Mahmoud Amer (São Lourenço do Sul)
Gisa Weber (Torres)
Edimilson Guelem (São Valentim do Sul)
Edson Schroeder (Mormaço)
Cristiano Zart (Osório)