Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Livros: Luís Dill lança romance Vento de fogo no Instituto Ling

Detalhes Notícia

 

O Instituto Ling recebe o lançamento de Vento de fogo, novo romance de Luís Dill. O evento ocorrerá no dia 3 de agosto e contará com a participação dos escritores Luiz-Olyntho Telles da Silva, Cristina Macedo e Marta Leiria que vão comentar a obra em formato de bate-papo. Vento de fogo se passa em 1904 na pequena Forquilha Seca, interior do Rio Grande do Sul. Lá um estancieiro sofre uma enfermidade e passa a ouvir os mortos. Pelo menos é o que dizem. Com dois metros de altura e saudoso do Império, ele casa com a filha de seu rival político sem consentimento e, conforme as más-línguas, recruta exército para derrubar a República. Quando um destacamento militar chega, a verdade não importa mais.

Luís Dill Foto: Siziane Koch

Luís Dill é formado em Jornalismo pela PUCRS e tem pós-graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira. Possui mais de 60 livros publicados além de participações em diversas coletâneas. Já foi finalista de prêmios literários tendo recebido o Prêmio Açorianos 5 vezes. Recebeu também o prêmio Biblioteca Nacional e Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores.

Em 2020, ao completar 30 anos de carreira literária, Luís Dill lançou Timbirupá, romance que inaugurou o chamado Ciclo XX do escritor porto-alegrense. A ideia é publicar uma narrativa longa para cada década do século passado, sem que um livro seja sequência do outro. Timbirupá é ambientado em 1930 em uma localidade no interior do país. Em 2021, veio Dias de água, que acompanha a vida de vários personagens durante a grande enchente de 1941 em Porto Alegre. Depois, em 2022, apareceu Um navio na coxilha, ambientado em 1954, em Forquilha Seca, cidadezinha que amanhece com a presença de um cargueiro no meio do campo.

Como os romances anteriores, o livro sai pela Editora Casa 29 que tem a preocupação de formar um conselho editorial com a tarefa de analisar os originais. Para Vento de fogo foram convidados Anna Mariano, Débora Mutter, Luiz-Olyntho Telles da Silva e Suzana Bins da Fonseca. No seu texto, o escritor Luiz-Olyntho Telles da Silva afirma: “O conflito, tão antigo quanto a história do mundo, e tão atual – tenho de reconhecer –, lembra de perto a rebelião de Canudos, ocorrida no nordeste do Estado da Bahia, não fazia ainda nem dez anos, e que, romanceado antes por Euclydes da Cunha, em Os sertões (1902), e também por Mario Vargas Llosa, no seu A guerra do fim do mundo (1981), é agora relembrado por Luís Dill.”A capa, mais uma vez, é de Beto Soares que seguiu o conceito estético dos livros anteriores do Ciclo XX: fazer referência ao design gráfico de meados do século passado.

 

Lançamento do romance Vento de fogo, de Luís Dill
Com  Luís Dill e participação dos escritores Luiz-Olyntho Telles da Silva, Cristina Macedo e Marta Leiria em bate-papo
Dia 3 de agosto, sábado, das 11h às 12h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Sobre o livro:
Vento de fogo, de Luís Dill

Editora Casa 29
240 páginas
R$ 70,00
À venda no dia do lançamento, no Instituto Ling, e sempre pelo email editoracasa29@gmail.com