Porto Alegre, segunda, 09 de setembro de 2024
img

Xi Jinping e Lula trocam mensagens de congratulação pelo 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas China-Brasil

Detalhes Notícia

No dia 15 de agosto, o presidente chinês Xi Jinping e o seu homólogo brasileiro Lula da Silva trocaram mensagens de congratulação para celebrar o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Xi Jinping destacou que a China e o Brasil são grandes países em desenvolvimento e importantes economias emergentes, sendo parceiros que caminham juntos, compartilhando ideais semelhantes.

Ao longo de meio século de relações diplomáticas, independentemente das mudanças no cenário internacional, as relações entre os dois países sempre mantiveram um desenvolvimento estável.

Seu impacto global tem se tornado cada vez mais notório, contribuindo não apenas para o desenvolvimento e revitalização dos próprios países, mas também desempenhando um papel importante na paz, estabilidade e prosperidade mundial.

Xi enfatizou que, no ano passado, com a bem-sucedida visita do presidente Lula à China, foi alcançado um consenso importante sobre a liderança e abertura do futuro das relações China-Brasil na nova era.

A China deseja, juntamente com o Brasil, aproveitar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas como um novo ponto de partida para continuar a fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países, aprofundar a cooperação em áreas diversas e conferir um novo significado às relações bilaterais, em prol da construção de uma comunidade de destino comum China-Brasil.

Lula, por seu turno, afirmou que, ao longo de meio século, a amizade China-Brasil tem sido continuamente fortalecida, e a cooperação tem se tornado cada vez mais diversificada.

Atualmente, os dois países mantêm a cooperação em múltiplos domínios, trabalhando em conjunto para construir um mundo mais próspero, pacífico e justo. As relações China-Brasil são cada vez mais importantes para a construção de uma ordem multipolar e uma governança global mais justa e eficaz, desempenhando um papel de suporte para a estabilidade e previsibilidade dos dois países e do mundo.

Nos próximos 50 anos, os dois países trabalharão em conjunto para abrir novos caminhos e construir um futuro brilhante de destino compartilhado.

No mesmo dia, o vice-presidente Han Zheng e seu homólogo brasileiro Geraldo Alckmin trocaram também mensagens de congratulação.