Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Alunos do Instituto Vida Solidária vivem momento de diversão e aprendizado em visita ao Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS

Detalhes Notícia
Entidade proporcionou uma tarde de conhecimento e entretenimento

 

 

 

A visita dos alunos do Instituto Vida Solidária ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, nesta sexta-feira (16/08), ficará guardada na memória das crianças. Foi uma verdadeira jornada ao mundo da inovação, onde cada canto da exposição ofereceu novas descobertas e desafios fascinantes.

Crianças e adolescentes tiveram a chance de explorar diversos equipamentos disponíveis no local, como o experimento do ouvido aguçado, que mede o tempo de reação, ou seja, o período que um estímulo sonoro ou visual leva para chegar ao encéfalo, ser processado e provocar a ação motora correspondente. Outra prática foi o desafio do equilíbrio, no qual os participantes devem subir na base móvel, retirar as mãos da barra e tentar se equilibrar. Além disso, os estudantes observaram animais sob o microscópio, como o escorpião-vinagre, que vive em troncos de árvores e cavidades, e a aranha-marrom, comum em residências, que pode se esconder em calçados e roupas penduradas junto às paredes. Outra atração foi a “dança dos objetos”, na qual apertaram um botão para fazer a mesa girar e, em seguida, rolavam sobre ela os objetos disponíveis no equipamento. Quando o objeto se movimenta sobre a mesa giratória, seu movimento é alterado devido à força centrífuga.

Para Rihanna Sofia de Lima Silva, de 10 anos, a visita foi extremamente divertida.

“Meu equipamento preferido foi a mesa giratória, que a gente joga a bola para outra pessoa enquanto a mesa está em movimento. Ela mostrava como se fosse o caminho de um avião voando de uma cidade para outra”, disse.

Para Miguel Assis, de 10 anos, a experiência também foi positiva.

“Achei muito bom e o que eu mais gostei foi o giroscópio humano”, relatou. O acessório é uma versão simplificada do equipamento criado pela NASA para treinamento de astronautas.

Christian Jallas, educador social do IVS, afirma que a visita foi essencial para ampliar a visão de mundo dos alunos.

“Eles puderam aprender na prática o que estão estudando em sala de aula. Estimular a imaginação e a criatividade por meio da história dos dinossauros e dos navios, por exemplo, abre um leque de oportunidades e aprendizados. Esse passeio é fundamental para incentivar a busca por conhecimento, pois alguns precisam de um estímulo, um pequeno empurrão para descobrir o que gostam. São essas novas experiências, as lembranças, as memórias que nos ajudam a crescer, a desenvolver caráter e adquirir experiência de vida, compondo nossa história”, destacou.

Sobre o Instituto Vida Solidária

Localizado ao lado da Vila São Pedro, em Porto Alegre, o Instituto Vida Solidária é uma organização privada sem fins lucrativos que promove projetos sociais para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), no exercício de sua responsabilidade social, atua como parceira e impulsionadora de projetos e ações. Com mais de 15 anos de atuação, o IVS realiza atividades de assistência social e saúde, atendendo aproximadamente 400 famílias da comunidade.

Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

  • Fomentar a ciência e a cultura médica;
  • Promover a defesa profissional;
  • Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
  • Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.