“Revolucionamos ainda mais um evento que, desde a sua primeira edição, é símbolo de conhecimento, networking e força institucional. Assumimos a responsabilidade de fazer a Cidade da Advocacia novamente aqui no Cais Embarcadero, um lugar que simboliza a inovação em Porto Alegre e que foi duramente atingido pelas inundações. Cumprimos nosso papel de ajudar na reconstrução da nossa cidade e, tenho certeza, deixamos a advocacia gaúcha ainda mais orgulhosa dessa entidade. Sairemos daqui, mais uma vez, mais advogados e advogadas do que nunca, projetando a OAB/RS ainda mais forte para seu futuro”, bradou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, na abertura do show de uma das principais atrações da edição deste ano – o cantor e compositor Diogo Nogueira.
Grande show para encerrar a Cidade
Diogo Nogueira foi uma das grandes estrelas desta edição da Cidade da Advocacia, sendo, justamente, o responsável pelo encerramento. O Auditório Prerrogativas esteve lotado de advogados, advogadas e estudantes de Direito, em mais uma ação do Sistema OAB/RS voltada ao lazer e ao entretenimento dos colegas.
Saúde mental foi tema de palestra magna
No início do sábado, o neurologista Pedro Neuro repetiu a dose do sucesso da edição anterior da Cidade da Advocacia, quando já havia lotado o Auditório Prerrogativas, no principal armazém do Cais Mauá.
Professor em vários cursos de pós-graduação, Pedro ficou responsável pela palestra magna do dia com o tema “Como construir sua saúde mental em sete semanas”, em que trouxe uma explicação ampla sobre as principais doenças físicas que geram enfermidades na mente e quais os hábitos diários que podem reduzir esses efeitos e levar a uma qualidade de vida melhor. “É possível viver até mais de 120 anos e ter longevidade com qualidade de vida e com saúde mental, mas é necessário mudar e cuidar da nossa vida hoje”, salientou.
Na abertura do painel, o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem, saudou a ideia da palestra, que foi promovida em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS). “Em 2024, a Cidade bateu recordes tanto no número de participantes quanto no número de atividades, simbolizando a reconstrução desse espaço no qual realizamos nossa Cidade da Advocacia, que chega hoje ao seu encerramento em mais um dia cheio de atrações de sucesso”, destacou.
A vice-presidente da CAARS, Paula Grill, lembrou que a palestra tem relação direta com o papel do braço assistencial da OAB/RS. “A Caixa de Assistência nasceu para atender a saúde e o bem-estar da advocacia. É justamente isso que estamos procurando fazer com esse grande painel”.
Homenagem a Jayme Caetano Braun
No turno da tarde, o Multipalco Liberdade recebeu o painel “Um tributo aos 100 anos de Jayme Caetano Braun – O Pajador”, em homenagem ao centenário de nascimento deste que é um dos principais expoentes da cultura do Rio Grande do Sul. O encontro, que contou com a presença do presidente Lamachia, reuniu músicos regionais cantando músicas de autoria do homenageado e declamadores que apresentaram algumas pajadas de Jayme.
Direito em saúde e Direito Tributário
Também abordando a temática da saúde, o workshop “Roda de conversa em Direito da Saúde” foi organizado pela Comissão Especial do Direito à Saúde (CEDS) da OAB/RS. Os painelistas discutiram a capacitação profissional e os desafios impostos pelas inundações à saúde pública. Além disso, foi abordada a necessidade de políticas eficazes para mitigar os efeitos de eventos climáticos sobre os serviços de saúde. O workshop ainda enfatizou a importância da cooperação público-privada para garantir uma resposta mais eficiente a emergências e crises sanitárias.
Por fim, os debatedores destacaram a relevância da formação contínua para profissionais da área, considerando a crescente complexidade das legislações e regulamentações.
Já o painel intitulado “Tópicos relevantes na prática tributária” trouxe informações sobre questões da matéria e de jurisprudência no Superior Tribunal de Justiça (STJ), assim como de responsabilidade tributária dos grupos econômicos.
Maior evento da história da OAB/RS
A Cidade da Advocacia 2024 já é considerada o maior evento da história da OAB/RS. Ao longo de cinco dias de programação, nomes como a filósofa Lúcia Helena Galvão, o neurologista Pedro Neuro, o ex-jogador de futebol Tinga e o cantor e compositor Diogo Nogueira passaram pelo evento. Com atrações focadas em inovação, empreendedorismo e tecnologia, a Cidade foi um verdadeiro sucesso de público, com uma programação plural e muito networking.
Em 2024, a Cidade marcou a retomada do Cais Embarcadero – duramente atingido pelas inundações do mês de maio. “Sabemos das dificuldades que a advocacia e a cidadania do Rio Grande do Sul têm enfrentado diante dessa situação inédita e desafiadora. Por isso, além das diversas ações que a Ordem está implementando em favor dos nossos colegas, realizamos a maior edição da Cidade da Advocacia totalmente voltada para a retomada do orgulho de cada advogado e cada advogada gaúcha”, disse Lamachia.