Com o objetivo de possibilitar aos muitos migrantes oriundos de muitos países ou regiões da África, América Central do Sul, o exercício da sua cultura, sua arte acontece dia 31 de agosto, o Festival de Música do Migrante. Neste ano, o III Musicante contará com a direção artística e produção musical do produtor cultural, músico e compositor gaúcho Santiago Neto. Diversos grupos já se habilitaram a participar, entre esses grupos musicais, cantores e cantoras solos, crianças e adolescentes. Os melhores serão premiados e a participação do público é gratuita, sem cobrança de ingresso.
Dedicado à integração de migrantes de diversas nacionalidades, o Musicante tem o objetivo de promover o acolhimento e inclusão através da música e da cultura. Além de celebrar as ricas tradições culturais trazidas pelos migrantes e refugiados, oferece um espaço de convivência e troca de experiências. O mais importante nesse III Musicante é que levará também uma marca de resiliência e solidariedade, pois o centro de eventos Barros Cassal serviu de abrigo para pessoas atingidas pela tragédia climática que abalou o Rio Grande do Sul.
O rapper angolano Kizua Trindade, que nasceu nos anos finais da guerra civil de Angola e veio estudar no Brasil em 2012 é uma das atrações. Além do Rap, seu estilo musical mescla Kuduro, Afro-house, Semba e Kizomba. Kizua já atua em trabalhos com artistas como Negra Jaque, Cachola, Dj Abu, Rafa Rafuagi, Dj Abú, Dj Anderson e Tonho Croco da Banda Ultramen, Paulo Dioniso, entre outros.
III Musicante:
Quando: dia 31 de agosto a partir das 14h
Onde e quem promove: no Centro de Eventos Barros Cassal, rua do mesmo nome, 220,
Quem Promove: CIBAI Migrações, em parceria com o Instituto Koinós,