Porto Alegre, domingo, 17 de novembro de 2024
img

RS: Caé Braga e Nakle expõem obras no espaço cultural Estância da Arte

Detalhes Notícia
Artistas integram grupo que participará da mostra coletiva no Pavilhão Internacional da tradicional feira em Esteio

 

 

O projeto Estância da Arte, que traz a cultura campeira como protagonista para a Expointer, realiza a sua 4ª edição. A maior feira do setor agropecuário da América Latina acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio. Os escultores de Porto Alegre, Caé Braga e Nakle, participam da mostra expondo suas obras, junto com outros seis artistas e o curador, Marciano Schmitz.

Com a temática “Sem Fronteiras”, o espaço convida o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo. Ao todo, serão 48 obras disponíveis na exposição, entre pinturas, esculturas e desenhos que retratam desde o dia a dia do gaúcho até paisagens, tradições e a riqueza cultural dos pampas. No ano passado, a mostra, que fica localizada no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, bateu recorde de público. Foram 40 mil visitantes. Nesta edição, o Estância da Arte espera receber 50 mil pessoas

Sobre os artistas

Autodidata em serigrafia, Caé Braga montou seu primeiro ateliê em 1977. Com suas esculturas nos mais diversos materiais, como terracota, bronze, ferro e resina, já participou de inúmeras exposições, inclusive na I Bienal do Mercosul e na Mostra Comemorativa aos 450 anos da Cidade de São Paulo. Realizou uma exposição individual no MARGS, em 2006, ano em que lançou o livro “Cavalos: Paixão e Arte”, como retrospectiva da sua obra. Com mais de 40 anos de trajetória artística, recebeu prêmios como a Medalha de Ouro no Salão da Escultura e Pintura de Novo Hamburgo e 1º lugar no Prêmio Incentivo no Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Já Nakle, nasceu em Montevidéu, no Uruguai e estudou na Escola de Artes de Montevidéu. Suas esculturas em bronze já foram expostas em museus como o MARGS (1980) e o Stedelijk Museum de Amsterdã (1989), além de participar da Bienal de São Paulo (1987) e do Festival Sudamericano (2016). Entre suas obras estão o painel Árvore da Vida, exposto na UFSCPA, em Porto Alegre. Com as esculturas presentes na exposição Estância da Arte, Nakle nos apresenta um pouco da sua temática “Barroco Pampeano”. Nessa linha, se inspira e mergulha no realismo fantástico e em elementos sutis da nossa cultura e natureza do sul.

Sobre o Estância da Arte

Mais do que uma mostra artística coletiva, o Estância da Arte tem como objetivo ser um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas. Nesta edição, com a temática “Sem Fronteiras”, convida o público para explorar a vida no campo a partir de olhares de diversos lugares que também estão conectados com o universo da vida nos pampas, sejam gaúchos, argentinos ou uruguaios.

Além de Caé e Nakle, o grupo de artistas que participará da mostra inclui os gaúchos Lauren De Bacco, Mauricio Fidelis e Voldinei Lucas e ainda, dois nomes argentinos, Aldo Chiappe e Nazareno Gonzalez. O curador da mostra, Marciano Schmitz, também vai expor suas obras.

O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen, patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar e apoio RBS TV. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:
– O quê: Exposição Sem Fronteiras, espaço Estância da Arte
– Quando: 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, das 8h às 20h
– Onde: Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS
– Entrada: Gratuita para os visitantes da Expointer