O antropólogo colombiano, porta-voz de iniciativa que fez com que Medellín deixasse de ser o município mais violento do mundo para se tornar uma referência em inovação, e que agora faz parte do plano Porto Alegre Resiliente, do Pacto Alegre, apresentará novas possibilidades e cenários para os locais onde vivemos, em programação realizada em parceria com a AsBEA-RS. O mestre em Cidades pela London School of Economics (LSE) e em Processos Ambientais Urbanos pela EAFIT, além de doutorando em Ciências Sociais. É professor na Universidade de Antioquia, em Medellín, e assessor do projeto Pacto Alegre, no Brasil.
Uribe estará no Instituto Ling no dia 3 de setembro, terça-feira, às 19h, para ministrar a palestra Cidades Resilientes: como promover novos futuros. No encontro, voltado a todos os interessados no assunto, o pesquisador falará sobre a transformação social de sua cidade natal, Medellín, que deixou de ser a mais violenta do mundo para se tornar uma referência em inovação, após um trabalho social realizado nas últimas duas décadas, resultando em uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina.
Na conversa, mediada pelo arquiteto, urbanista e pesquisador Anthony Ling e pela arquiteta Clarice Debiagi, Uribe também apresentará novas possibilidades para as nossas cidades, sem deixar de comentar o cenário de Porto Alegre depois da tragédia climática. O antropólogo se mudou para a capital gaúcha recentemente, após ser convidado para coordenar o grupo de trabalho internacional da iniciativa Porto Alegre Resiliente, para consolidar uma cultura de resiliência na comunidade.
A palestra marca a abertura da segunda edição do projeto Arquitetura: modos de pensar, realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS), para oferecer novas perspectivas sobre formas de viver, conviver e morar. As inscrições para a conversa custam R$ 160 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Associados da AsBEA-RS têm 25% de desconto.
Além da aula inaugural com Uribe, a programação deste ano ainda prevê dois cursos de curta duração, que terão matrículas abertas em breve no site do Instituto Ling. O primeiro será Arquitetura e Mudanças Climáticas: caminhos para um futuro sustentável, dividido em quatro encontros, nos dias 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro, sempre nas quartas-feiras. Depois, nos dias 22 e 29 de outubro, terças-feiras, o tema será Mulheres na Arquitetura. O projeto tem patrocínio de Arte Rochas.
SERVIÇO:
Palestra Cidades Resilientes: como promover novos futuros
Com o antropólogo Santiago Uribe Rocha e mediação do arquiteto e urbanista Anthony Ling
Dia 3 de setembro, terça-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Inscrições
R$ 160,00 (associados da AsBEA-RS têm 25% de desconto)
Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Próximas programações do projeto Arquitetura: modos de pensar
– Curso Arquitetura e Mudanças Climáticas: caminhos para um futuro sustentável, nos dias 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro, sempre nas quartas-feiras
– Curso Mulheres na Arquitetura, nos dias 22 e 29 de outubro, sempre nas terças-feiras
As matrículas serão abertas, em breve, no site do Instituto Ling
Realização: AsBEA-RS e Instituto Ling
Patrocínio: Arte Rochas
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.
www.youtube.com/c/
Fone: 51 3533-5700