Mais uma vez o fotógrafo Eurico Salis mergulha no universo humano e nos apresenta um recorte expressivo da vida no campo. Em Terra Gaúcha –Gerações,o ar;sta foca na documentação de tradições familiares, mostrando costumes, hábitos passados de pais para filhos, sempre apostando na simplicidade como uma linha invisível que une todos os seus últimos trabalhos, sejam retratos da cidade, do campo ou mesmo da natureza.
Eurico traz neste novo projeto a identidade cultural do povo gaúcho em imagens de famílias em suas residências rurais e em seus locais de trabalho, no campo, lavoura, tecelagem, ou onde quer que estejam.
As fotografias foram produzidas nas zonas rurais de cidades do Rio Grande do Sul.Terra Gaúcha –Gerações foi financiado pela Lei Federal de Incentivo à cultura e tem como patrocinadores a Stihl, Vero, Rio Grande Seguros, Peruzzo, Blue Ville, StatkraS, BRDE, Corsan e Instituto BAT (Souza Cruz).
O resultado deste mergulho do artista em seu novo projeto, chega na forma de livro e exposição, como tantos outros reconhecidos e premiados trabalhos de Eurico Salis. O livro homônimo terá 180 páginas, contendo 152fotografias, acompanhadas de textos bilíngues (português/inglês) assinados pelo escritor e jornalista Anilson Costa. Também uma exposição de fotografias será aberta no Foyer do Multipalco, ao lado do tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Tanto o livro quanto a exposição terão seus lançamentos 10de setembro, às 19h.A mostra fica no Multipalco de 10 a 25desetembroe parte das imagens irão compor uma mostra digital que será disponibilizada no YouTube com acesso gratuito.
Pensando em nossos antepassados, sua simplicidade, a vida em família nos centros urbanos ou em casas rurais, Eurico se debruça sobre o homem simples para retratar parte da nossa história. “Os registros de nossos antepassados estão se perdendo, engolidos pela velocidade do mundo de hoje. Os retratos registram estas memórias. Compreendo que o projeto é fundamental para as novas gerações, pois eterniza os simbolismos que constituem o sujeito”, afirma o fotógrafo. Em Terra Gaúcha –Gerações,estão imagens de pequenos produtores de erva-mate, soja, pesca, suinocultura, avicultura, pecuária, produtores de soja, uvas, maçãs, o guasqueiro, o domador de cavalos, a tecelã, o produtor do queijo artesanal serrano, entre outras atividades ligadas a terra.Tudo com a intenção de jogar luz sobre esse produtor rural que é a essência da terra e que,historicamente, possui oportunidades restritas.
Terra Gaúcha-Gerações,terá palestra do autor dia 11de setembro, às 14h30min, no Mul;palco. Aberta ao público, terá como foco principal os fotógrafos e/ou estudantes de fotografia, artes e comunicação. Eurico conversará sobre as a;vidades desenvolvidas para captação das fotografias constantes em sua obra, métodos, compartilhamento de técnicas utilizadas, breve descrição de equipamentos necessários, formação de narrativas da imagem. Logo após abrirá o debate para perguntas e respostas. E como já é de praxe, haverá a doação de 300 exemplares do livro para as instituições de apoio à infância. Neste ano serão contemplados o Instituto do Câncer Infantil, Escola Kinder de Assistência à Infância Carente e Lar Santo Antônio dos Excepcionais.
Durante a etapa de produção das fotos, foi produzido um material de bas;dorescontendo vídeos, fotos e depoimentos de personagens, que está sendo publicado nas redes sociais, possibilitando ao público acompanhar, cur;r e compar;lhar Terra Gaúcha -Gerações.Eurico Salis éautor de diversos livros de fotografia, como Caminhos Gaúchos –Olhar dos Viajantes(2005), Porto Alegre -Cenas Urbanas, Paisagens Rurais(2008), Cidades Gaúchas –Paisagens Urbanas(2010), Rio Grande do Sul –O Solo e o Homem(2013), A Força da Terra,(2015) e Rio Grande do Sul –Homens e Máquinas(2017).
Entre suas premiações estão o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografiae o prêmio de melhor livro concedido pela Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica)em 2012. Realizou a exposição fotográfica The Power of the Land,com fotografias de pequenos agricultores brasileiros, na ExpoMilão 2015, Itália. No ano seguinte levou esta mesma exposição para uma mostra individual em Paris e Bruxelas.Seu último livro/projeto, foi Retratos Gaúchos –Olhares Inesperados, de 2022.
SERVIÇO – TERRA GAÚCHA –GERAÇÕES
Lançamento do livro e abertura da exposição
Dia 10de setembro, às 19h
Multipalco –ao lado do Theatro São Pedro
Entrada franca
*Palestra sobre a obra com o autor
Dia 11de setembro,às 14h30min, no Multipalco
Redes do projeto: https://www.facebook.com/terragauchageracoeshrps