O poeta e músico Jayme Caetano Braun, ex-diretor da Biblioteca Pública do Estado (BPE), será homenageado pela instituição por meio de duas atividades, que ocorrem nesta quinta (5/9) e sexta-feira (6/9), às 16h, no Salão Mourisco da BPE. As ações integram as celebrações do centenário do pajador gaúcho, tema deste ano dos Festejos Farroupilhas, e têm entrada gratuita.
A programação da Biblioteca contempla um Sarau Poético, na quinta-feira, com coordenação de Cândido Brasil, poeta e presidente da Estância da Poesia Crioula (EPC). Já na sexta haverá a exibição do documentário “Jayme Caetano Braun – Payador Missioneiro”, seguido de debate com convidados.
O evento contará com a presença da jornalista e documentarista do filme, Karin Schmidt, e do historiador Claudio Knierim, que falarão sobre “Jayme Caetano Braun e a música nativista e missioneira”.
Jayme Caetano Braun, natural de São Luiz Gonzaga (1924-199), foi um renomado pajador e poeta do Rio Grande do Sul, prestigiado também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Era conhecido como “El Payador” e, por vezes, utilizava os pseudônimos de Piraju, Martín Fierro, Chimango e Andarengo. Possui 10 livros publicados e 11 discos gravados. Foi diretor da BPE no período de 1959 a 1963.
A homenagem é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Biblioteca Pública do Estado, e conta com o apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE).
Serviço:
Homenagem a Jayme Caetano Braun
Sarau Poético – Dia 5/9, às 16h
Cine Debate – Dia 6/9, às 16h
Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)
Entrada gratuita