Porto Alegre, segunda, 09 de setembro de 2024
img

Jorge Gerdau Johannpeter é primeiro brasileiro no Hall da Fama dos Negócios Globais da Junior Achievement Worldwide

Detalhes Notícia
Reconhecimento da ONG internacional destaca a contribuição social do empresário gaúcho, que ajudou a fundar a JA no Brasil

 

 

 

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter é o primeiro brasileiro no Hall da Fama dos Negócios Globais, reconhecimento concedido pela Junior Achievement (JA) Worldwide. O anúncio foi feito em Boston, nos Estados Unidos, onde a organização internacional surgiu em 1919.

O brasileiro foi destacado na categoria Líder, que considera profissionais de nível executivo que lideram empreendimentos com grande escopo de responsabilidade, recursos e talento, e cujas contribuições expandiram o cenário dos negócios, com foco em melhorar vidas. “O Líder exibe valores sociais, de inclusão e um ponto de vista global”, informa a entidade.

Com seus irmãos, Jorge Gerdau Johannpeter, 87, alçou o Grupo Gerdau a um dos maiores do mundo no ramo siderúrgico. A atuação do empresário, no entanto, vai além do setor industrial. Em 1983, inspirado pelo trabalho da Junior Achievement nos EUA e consciente da importância da educação empreendedora para jovens, o empresário gaúcho ajudou a fundar, em Porto Alegre, a JA no Brasil.

“A Junior Achievement desperta caminhos futuros para os jovens”, diz Johannpeter.

Promovido em parceria com a Delta Air Lines, o Hall da Fama dos Negócios Globais da JA Worldwide tem o objetivo de inspirar jovens ao celebrar histórias e conquistas de profissionais que refletem o alcance mundial da JA e representam uma força transformadora em busca de melhorias sociais.

Além de Jorge Gerdau Johannpeter, na categoria Líder, destaque para a indiana Roshni Nadar Malhotra, presidente da HCLTech. Primeira mulher a liderar uma empresa de TI listada na Índia, é considerada uma das “100 mulheres mais poderosas do mundo” pela Forbes.

Já na categoria Inovador (profissional com menos de 40 anos, espírito empreendedor e foco na comunidade, que busca mudar o cenário mundial), passam a integrar a galeria do Hall da Fama a executiva e ativista empresarial nigeriana Odunayo Eweniyi, uma das empreendedoras feministas mais proeminentes da África, e o mexicano Daniel Gómez Íñiguez, CEO da ANAPANA, empresa que visa definir o padrão para monitoramento da qualidade do ar em espaços fechados.

A PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das principais multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, é a parceira de integridade do processo global do Hall da Fama dos Negócios Globais e responsável pelo método de nomeação. A PwC também supervisiona os processos da JA Worldwide para avaliação de inscrições, gerencia a seleção do comitê de finalistas e fornece uma plataforma para o júri de votação.