O projeto Terça Lírica, do Memorial do Judiciário do RS, promove, em 17/9, às 19h, a apresentação da ópera cômica “O Telefone”, de Gian Carlo Menotti.
O evento será realizado no auditório Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55), em Porto Alegre, com entrada gratuita e transmissão pelo canal do TJRS no YouTube, através do link: Transmissão Terça Lírica.
Nesta edição, a ópera cômica será interpretada pela soprano Elisa Machado e pelo tenor Felipe Bertol, acompanhados por Patrick Menuzzi ao piano. A peça abordará, em um ato, de forma leve e bem-humorada, como a modernização traz, ao mesmo tempo, aproximação e distanciamento. Conta a história de um homem que quer pedir uma mulher em casamento, mas o telefone toca constante e insistentemente. A obra de Menotti reflete sobre a reconfiguração de uma relação por meio do amor, da identificação com o outro, do afeto e da atenção.
A ópera tem a curadoria de Flávio Leite e conta com a direção cênica de Áurea Baptista e a assistência de direção de Veridiana Mendes.
“O Telefone” estreou em fevereiro de 1947, no Teatro Heckscher, em Nova York. Foi uma encomenda do Ballet Society ao compositor italiano, naturalizado norte-americano, Gian Carlo Menotti (1911-2007).