Ter centros logísticos em diferentes locais é uma questão cada vez mais relevante no mercado e um diferencial. Esta abordagem não só otimiza o processo logístico, mas também proporciona vantagens significativas em termos de prazos de entrega e custos de envio. Esse suporte é particularmente relevante no Brasil, que conta com uma malha rodoviária extensa de aproximadamente 79.634 quilômetros de estradas pavimentadas, representando 87% do total, conforme dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Por isso, a capacidade de integrar e coordenar atividades logísticas é fundamental para garantir uma gestão eficiente e fluida das operações em todo o território nacional.
Essa questão é ainda mais relevante para as vendas via e-commerce. Ter o chamado multiestoque significa unificar vários centros de distribuição, lojas e demais depósitos e os disponibilizar para atender as compras pela internet. Entre as principais vantagens estão: maior competitividade nos prazos de entrega e redução dos custos de envio, segundo Felipe Ribeiro, head de produto da Uappi, empresa especialista em tecnologias para e-commerce com sede em Birigui (SP) e filial em Canoas (RS). “Com centros logísticos dedicados para atender regiões estratégicas, torna-se mais barato e mais rápido o envio, possibilitando encurtar o caminho até a “last mile”, que é o trecho final de entrega até o endereço do comprador”, salientou. Atendendo empresas de nível nacional, Leveros e Varejão das Máquinas, a Uappi investe na criação de soluções para entregas em todo o país.
As empresas precisam fazer avaliações que antecedem a definição dos locais de posicionamento de seus centros logísticos. Primeiramente, deve-se considerar onde os seus clientes (ou potenciais clientes) estão, para assim definir um local que possibilite entregas rápidas. Outro ponto a ser considerado, é o fiscal, pois a origem e destino de cada pedido vai determinar a quantidade de imposto sobre aquela venda, e em alguns casos pode afetar a margem de lucro. E por fim, é importante conhecer a malha logística da região, quais transportadoras podem fazer a coleta diária e se é possível receber clientes que vão retirar as mercadorias pessoalmente.
Após o preço do produto, o principal fator para tomada de decisão em compras online é a condição de entrega. O que a maioria das grandes marcas busca hoje é que a entrega ocorra em poucos dias ou até mesmo no dia em que a compra foi feita. “Trabalhamos para permitir que o lojista tenha diferentes estoques e consiga priorizar o atendimento destes estoques conforme a localização do cliente. Por exemplo, a tecnologia disponível na plataforma vai auxiliar na montagem do carrinho de compras, sempre buscando a melhor condição de envio para todos os produtos que o cliente escolher”, destaca o especialista. Além disso, a empresa também conta com configurações avançadas para o B2B, podendo determinar quais tipos de centros logísticos podem atender à revenda, e quais podem atender uso e consumo.
Adotar centros logísticos em diferentes localidades não é apenas uma estratégia de redução de custos, mas uma vantagem competitiva essencial para atender às crescentes expectativas de rapidez e eficiência no e-commerce. A tecnologia e a análise estratégica desempenham papéis fundamentais na otimização deste modelo, garantindo uma experiência de compra online satisfatória e eficiente para os consumidores.