A Prefeitura de Porto Alegre e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram edital para contratação de duas consultorias que irão subsidiar ações relacionadas à regularização fundiária e ao plano urbanístico das ilhas. Os vencedores dos dois processos seletivos realizarão estudos no bairro Arquipélago cujos dados obtidos irão auxiliar a estruturação de obras necessárias para minimizar os impactos das cheias na região, adaptações nas moradias, reassentamentos e um plano de intervenções viárias e saneamento.
A data limite para recebimento de propostas, que devem ser enviadas por meio do portal do PNUD, é 8 de outubro para o Levantamento Planialtimétrico e 11 de outubro para o Levantamento Topobatimétrico.
Reconstrução – O Plano Estratégico de Reconstrução de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Em 5 de julho, a prefeitura instituiu, por lei, o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, que tem o objetivo de atuar como um facilitador na integração dos órgãos municipais.