A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta a população a entrar em contato pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou fone 118 caso encontre ou tenha perdido alguma placa de identificação veicular durante a chuva que atinge Porto Alegre. Os agentes de trânsito já recolheram algumas placas de veículos e, para auxiliar a população, guardaram as peças na sede da empresa, onde estão à disposição dos seus proprietários.
No primeiro semestre mais de 100 placas perdidas na enchente foram entregues aos seus proprietários. As placas encontradas também podem ser entregues pelos cidadãos aos agentes de fiscalização de trânsito ou na sede da empresa.
Os interessados que perderam as suas placas podem consultar pela Central de Atendimento ao Cidadão para saber se a sua identificação foi encontrada e retirar na rua João Neves da Fontoura, nº 7, Azenha, das 9h às 16h.
Para que os condutores possam regularizar a situação, a EPTC não vai registrar infrações por falta de placa dianteira (art. 230, IV do Código de Trânsito Brasileiro – CTB) até 72 horas dias após constatado o término do evento climático.
Serviço – Quem tiver a placa perdida deve fazer o registro da ocorrência (B.O.) na Delegacia de Polícia Civil, ou na plataforma on-line. Com o boletim de ocorrência, o cidadão deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do DetranRS para solicitar autorização para fabricação de uma nova placa.