A Prefeitura de Porto Alegre assinou nesta quinta-feira, 3, a ordem de início de recuperação do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (CMC), localizado na avenida Erico Verissimo, 307, bairro Menino de Deus, que foi atingido pela enchente de maio. As intervenções no complexo de 3,6 mil metros quadrados começam na próxima terça-feira, 8. No espaço, inaugurado em 1978, funcionam o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, o Atelier Livre, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e um saguão de exposições. O teatro, o atelier e a biblioteca foram os mais atingidos pela enchente.
O Teatro Renascença será reformado, incluindo palco, plateia, camarim e salas de apoio e a colocação de piso novo, pintura, instalações elétricas, sonorização, cortinas, carpetes, poltronas, higienização e impermeabilização do reservatório das caixas d’água. No Atelier Livre serão realizadas a recuperação do piso, a pintura do espaço, instalações elétricas e colocação de ar condicionado. E na biblioteca, o subsolo será reformado para voltar a receber o acervo bibliográfico do Município.
As intervenções serão realizadas com recursos do Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida (Tascc), referente à outorga de potencial construtivo, efetivado pela CFL Empreendimentos. A articulação dos recursos foi feita via Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.